Geral

Seca faz Governo restringir uso de água para indústria e agricultura no Espírito Santo

Medidas para enfrentar a crise hídrica no Estado foram anunciadas nesta segunda-feira. Captação de água por esses setores está proibida das 5 horas às 18 horas nos próximos 15 dias

Situação crítica nas principais bacias do Estado obrigou o governo a anunciar medidas para tentar conter a seca Foto: TV Vitória

Por conta da falta d'água que tem afetado a população do Espírito Santo nos últimos dias, os setores da indústria e agricultura, principais consumidores desse recurso, terão restrições para usá-lo nos próximos 15 dias. A partir desta terça-feira (06), a captação de água dos rios para fins de produção para esses setores está proibida, em todo o Estado, no período entre 5 horas e 18 horas. 

Nas dez localidades onde há racionamento de água, todas na parte norte do Estado, essa proibição vale para qualquer horário. Durante os próximos 15 dias, só está autorizada a captação de água feita por empresas de saneamento básico, como a Cesan.

Quem for flagrado desobedecendo a nova medida será multado em R$ 2,7 mil. A fiscalização ficará a cargo do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e Polícia Militar Ambiental (PMA). Segundo o governo do Estado, durante o período em que estiver valendo, a medida poderá variar de região para região, dependendo da situação de cada uma.

As novas medidas do Governo do Estado para enfrentar o problema da falta d'água foram anunciadas na tarde desta segunda-feira (05) pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). O objetivo, tendo em vista o cenário de escassez do recurso, é priorizar o abastecimento de água para as pessoas e os animais em todas as bacias hidrográficas de domínio estadual.

O governo anunciou ainda que o Espírito Santo está oficialmente em cenário de alerta por causa da crise hídrica. Com dois anos de chuvas abaixo da média histórica, essa pode ser a pior seca de todos os tempos no Estado. 

Nas dez localidades do Espírito Santo onde há o racionamento de água, em duas o abastecimento das casas é feito somente por carro-pipa. Outros 14 municípios capixabas vivem situação crítica ou extremamente crítica. No entanto, pelo menos por enquanto, não há necessidade de racionamento.

Na Grande Vitória, o Rio Jucu está com a vazão de 5,5 mil litros por segundo, perto do limite crítico de 5,2 mil. No Rio Santa Maria da Vitória, o limite crítico é de 3,8 mil e a vazão atual está abaixo: 3,3 mil litros por segundo. Mesmo assim, a Cesan diz que não há risco de racionamento de água para a Grande Vitória, mas recomenda aos moradores terem reservatórios e economizar.

Crise pior que a do último verão

Dificuldade no abastecimento de água no Espírito Santo pode ser ainda maior neste verão caso a situação se agrave Foto: Divulgação

O diretor-presidente da Agerh, Paulo Paim, já admitiu que o Espírito Santo pode viver uma crise hídrica, no próximo verão, ainda mais grave do que a registrada nos primeiros meses deste ano. Segundo ele, os baixos níveis dos rios há poucos meses do início da estação e a previsão de que as chuvas cheguem com maior intensidade apenas em dezembro contribuem para esse quadro.

Paim lembra que, na mesma época do ano passado, a situação das bacias no Espírito Santo era considerada normal. No entanto, a partir de dezembro o nível das águas começou a baixar consideravelmente e o Estado passou a ficar em alerta.

"Em novembro e dezembro do ano passado, as condições eram boas. Mas de uma hora para outra teve início aquela crise. Agora já há indícios de uma situação crítica. Se não agirmos agora, talvez tenhamos uma condição ainda mais grave do que a vista em janeiro e fevereiro deste ano", alertou.

O presidente da Agerh afirmou ainda que a falta de chuva é um agravante para a situação. "Os meteorologistas com quem conversamos são unânimes em dizer que a tendência, para este ano, é que as chuvas atrasem e só cheguem em dezembro. Portanto, precisamos voltar a tomar aquelas precauções do início do ano e poupar água. Estamos renovando o convite à sociedade para que retornem com sua contribuição, no sentido de evitar o desperdício", ressaltou.

Confira as localidades que estão com estado extremamente crítico e racionamento de água:

- Vila Pavão (Sede)
- Boa Esperança (Sede)
- Nova Venécia (Sede)
- Barra de São Francisco (Sede)
- Barra de São Francisco (Distrito de Paulista)
- Alto Rio Novo (Sede)
- Ecoporanga (Distrito de Imburama)
- São Roque do Canaã (Sede)
- Santa Teresa (Várzea Alegre)
- Fundão (Cidade Nova da Serra)

Localidades com estado extremamente crítico e sem racionamento:

- Conceição da Barra (Distrito de Braço do Rio)
- Pinheiros (Sede)
- Montanha (Sede)
- Mantenópolis (Sede)
- Mantenópolis (Distrito de Santa Luzia de Mantenópolis)

Localidades com estado crítico e sem racionamento:

- Ponto Belo (Sede)
- Concenção da Barra (Sede)
- Pedro Canário (Distrito de Cristal do Norte)
- Vila Valério (Sede)
- Mantenópolis (Distrito de São José de Mantenópolis)
- Afonso Cláudio (Distrito de Serra Pelada)
- Santa Teresa (Distrito de Santo Antônio do Canaã)
- Santa Teresa (Sede)
- Apiacá (Sede)
- Iúna (Distrito de Pequiá)

Pontos moeda