Geral

Servidores do Judiciário, em greve, fazem buzinaço no centro de Cachoeiro

A indignação dos grevistas é por motivo dos juízes receberem quase 5 mil reais por mês de auxílio-moradia. Verba que não precisa ter a utilização comprovada em recibos e nem declarada

O buzinaço tomou conta das ruas do centro da cidade nesta tarde de quarta-feira (7). Foto: Divulgação

Em Cachoeiro de Itapemirim, um buzinaço nesta tarde de quarta-feira (7), pelas principais ruas do centro da cidade, marcou o primeiro dia de greve do Judiciário.

O protesto é contra o pagamento do auxílio-moradia no valor de quase cinco mil reais aos juízes capixabas e aconteceu, simultaneamente, em outras cidades do Estado. No Sul do Estado, a greve é acompanhada por Cachoeiro de Itapemirim e Venda Nova do Imigrante.

Em Venda Nova do Imigrante os manifestantes também saíram em caminhada com um buzinaço de repúdio à concessão deste benefício aos magistrados do Estado.

No Fórum Desembargador Horta de Araújo, em Cachoeiro, o atendimento está sendo feito com apenas 30% do efetivo, em sistema de plantão judiciário.

Indignação dos grevistas

De acordo com informações do boletim do Sindijudiciários do Espírito Santo, o Judiciário capixaba é o terceiro que mais gasta no Brasil, mas está nos últimos lugares em desempenho. Informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afirmam que os juízes do Espírito Santo estão em penúltimo lugar no ranking nacional de produtividade e que, dos 332 juízes, apenas 15 alcançaram a meta de trabalho estipulada pelo CNJ.

A indignação da classe grevista é por motivo dos juízes receberem mensalmente quase cinco mil reais de auxílio-moradia. Verba que não precisa ter sua utilização comprovada em recibos e nem é declarada no Imposto de Renda.

Pontos moeda