Geral

Vitória é eleita a cidade brasileira com melhor capital humano

A pesquisa coletou dados de 28 indicadores como crescimento da economia, evolução do número de empresas, renda familiar, educação, transporte, saúde, segurança e outros

Vitória possui o melhor capital humano, segundo pesquisa Foto: Divulgação/Governo

Vitória é a cidade brasileira com o melhor capital humano, segundo pesquisa divulgada pela revista Exame nesta semana. O levantamento produziu um ranking com as melhores cidades para fazer negócio, composto de 648 cidades acima dos 50 mil habitantes que, juntas, respondem por 80% do PIB do Brasil. Na 6ª posição, Vitória é a mais bem colocada capital do Sudeste — São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte estão colocadas nos 8º, 15º e 18º lugares, respectivamente.

A pesquisa coletou dados de 28 indicadores como crescimento da economia, evolução do número de empresas, renda familiar, educação, transporte, saúde, segurança e outros. 

O destaque da capital capixaba é fruto de uma série de fatores: ser a capital brasileira com maior PIB per capita, apresentar indicadores educacionais superiores à média nacional, como a porcentagem de trabalhadores com Ensino Superior completo (33,3%, ante 18,5%) e a quantidade relativa de pessoas economicamente ativas matriculadas em universidades, 204 a cada 1 000 em Vitória, contra 61 para 1 000 na média nacional.

Pontos moeda