Geral

Alerta! Estudo aponta contaminação fecal em areais das praias da Grande Vitória

Segundo o projeto “Balneabilidade”, as praias da Curva da Jurema, do Morro, de Camburi e da Costa apresentam elevada contagem de bactérias de origem fecal na areia

Areias estão com alto nível de contaminação de bactérias Foto: Divulgação/Prefeitura

O verão está chegando, e com ele o sol e o calor que pedem uma boa praia. Só que os banhistas da Grande Vitória devem ficar atentos, pois a situação das areias de algumas praias dos municípios apresentam altas concentrações de bactérias. Um estudo realizado por alunos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Católica Salesiana, batizado de “Balneabilidade”,  revela que as areias das praias de Guarapari e Vitória continuam com médias altas de contaminação fecal.

As análises microbiológicas revelam que algumas praias apresentam altas contagens de bactérias do grupo coliformes e enterococos, segundo os resultados da pesquisa. As praias da Curva da Jurema, do Morro, de Camburi e da Costa apresentam elevada contagem de bactérias de origem fecal na areia.

Segundo o coordenador da pesquisa, Marcus Covre, “foi utilizado um novo indicador de contaminação fecal mais específico para identificar a qualidade das areias e águas das praias que sofrem influência de esgoto sanitário. Constatamos que esta bactéria também apresenta concentração elevada nas areias”.

 Resultados parciais do estudo apontam que houve uma leve melhora na qualidade das areias. No entanto, as praias ainda oferecem riscos à saúde dos banhistas. “A contagem bacteriana ainda está acima do permitido pela legislação internacional. Cabe ressaltar que no Brasil não existe uma legislação específica que regulamenta o padrão de qualidade das areias das praias, sendo necessária a utilização das normas internacionais”, explica o pesquisador.

Pontos moeda