Geral

Bebê de oito meses morre e família acusa hospital de negligência em Cachoeiro

A criança, de 8 meses, teria vomitado sangue no sábado (31) e sido levada para o Hospital Infantil que só a atendeu quando o quadro se agravou. No domingo (1) a criança foi para UTI e morreu

Laudicéia Côrtes lamenta a morte da filha mostrando suas roupinhas. Foto: Lenilce Pontini

Em Cachoeiro de Itapemirim, um bebê de 8 meses morreu no Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa), neste domingo (1). Segundo relatos, a criança não apresentava qualquer sinal de doença até a noite de sábado (31) quando vomitou sangue.

De acordo com a mãe da criança, Laudicéia Côrtes dos Santos, a menina Sophia Cortes dos Santos, que completaria 9 meses nesta semana (5), foi levada pela mãe para o Pronto Atendimento (PA) do Hifa.

A criança, segundo Laudicéia, demorou a ser atendida e, ao vomitar sangue mais uma vez, por volta das 23h30, foi atendida pelo médico pediatra que estava de plantão.

Na manhã do domingo (1), segundo Laudicéia, a criança continuava vomitando sangue e apresentava a pele gelada, quando foi internada por volta das 10h na enfermaria para observação. Com o agravamento do quadro e sem nenhuma outra medicação, a criança foi levada às 11h30 para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

“Ela chorou me chamando de ‘mamãe’ e foi levada para a UTI. Minutos depois, fui chamada para vê-la e ela não tinha mais nenhuma reação e estava cheia de aparelhos”, disse a mãe.

Pouco mais das 16h a mãe e o pai de Sophia, Rodrigo Sedano dos Santos, foram informados de sua morte. A causa da morte, segundo a certidão de óbito, teria sido hemorragia pulmonar, distúrbio de coagulação, septicemia e pneumonia. O corpo foi logo liberado e sepultado nesta segunda-feira (2) no cemitério municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

Os pais afirmam que vão cobrar na justiça a apuração dos fatos e que farão o registro de um Boletim de Ocorrência na manhã desta quarta-feira (4), além de procurar a ajuda de um advogado para dar início à apuração.

Entramos em contato com o Hospital Infantil Francisco de Assis, mas segundo a assessora da Diretoria, Daniele Medeiros, o superintendente da instituição, Jailton Pedroso, se encontrava em Vitória e que Regina Celi, responsável pelas Relações Institucionais do Hifa, só emitirá nota oficial na manhã da quarta-feira (4).

Pontos moeda