Geral

Campanha no Espírito Santo promove atividades pelo fim da violência contra a mulher

No Espírito Santo, diversas atividades estão programadas, como palestras e inauguração de espaço infantil em Delegacias Especializadas do Atendimento à Mulher

O objetivo da campanha é conscientizar a população Foto: Divulgação

O Governo do Estado realiza, nos próximos dias, a campanha “16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, que busca conscientizar a população capixaba quanto à violência sofrida pelas mulheres. Esta mobilização é realizada em diversos países entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, com o intuito de dar mais atenção ao enfrentamento à violência contra as mulheres, ampliando a visibilidade e o debate sobre esse tema.

No Espírito Santo, diversas atividades estão programadas, como palestras, inauguração de espaço infantil em Delegacias Especializadas do Atendimento à Mulher, audiência pública, a Conferência Estadual de Políticas para Mulheres e a Conferência Estadual de Políticas Públicas de Direitos Humanos. Além disso, a temática também será abordada em atividades em escolas da rede estadual, e com as detentas das unidades prisionais femininas do estado.

Nesta sexta-feira (20), o secretário de Segurança e Defesa Social, André Garcia, inicia as atividades dos 16 dias ministrando a palestra “Fiscalização do cumprimento das MPUS (medidas protetivas de urgências): Desafio ou missão do Estado", às 13h30, durante a VII Capacitação da Lei Maria da Penha, que será realizada no auditório do Ministério Público do Espírito Santo.

A secretária de Assistência Social e Políticas para Mulheres, Sueli Vidigal, ressalta as iniciativas do Estado na prevenção e proteção da mulher, e a importância desse movimento, articulado de forma integrada no Governo. “Todas as mulheres têm direito a uma vida sem violência, e o Governo do Estado está agindo para garantir, através de programas e políticas das diversas secretarias, que cada vez mais todas tenham seus direitos garantidos. Essa ação conjunta quer alcançar familiares e amigos das mulheres para que sejam apoio necessário, denunciando situações de ameaças, dar visibilidade a essa questão, contribuir para o empoderamento da mulher, e assim, fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra a mulher”.

16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Em 1991, mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, uma instituição norte americana,  iniciaram a campanha. O Centro, fundado pela feminista Charlotte Bunch, em 1989, atua no desenvolvimento de programas para preparar as mulheres para liderança.
No Brasil, a campanha tem início no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, pelo reconhecimento histórico da opressão e discriminação contra a população negra e, especialmente, às mulheres negras brasileiras que têm suas vidas marcadas pela opressão de gênero, raça e classe social.
As atividades passam pelo dia 25 de novembro, Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres, e termina no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A intenção é estabelecer um elo simbólico entre violência contra as mulheres e direitos humanos, enfatizando o fortalecimento da autoestima da mulher e seu empoderamento como condições para romper com as situações de violência.

Programação

20 de novembro - 13h - Palestra com o tema: "Fiscalização do cumprimento das MPUS: Desafio ou missão do Estado" - palestrante Secretário André Garcia na VII Capacitação da Lei Maria da Penha
Local: Auditório do MPES

25 de novembro – 09h – Palestra “Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”
Local: Auditório da SEASM

26 de novembro  -10h -Entrega do espaço infantil  da DEAM de Guarapari
Local: DEAM Guarapari

26 de novembro - 14h30 - Entrega do espaço infantil da Deam de Cachoeiro de Itapemirim
Local: Deam de Cachoeiro de Itapemirim

27 de novembro - 14h    Audiência Pública com Palestra "Sobre a Integração da Rede de Enfrentamento à violência contra mulher"
Local: Câmara Municipal de Vereadores de Guarapari

30 de novembro – 10h30 - Entrega do espaço infantil da Deam de Serra
Local: Deam de Serra

01 de dezembro - 10h30- Entrega do espaço infantil da Deam de Aracruz
Local: Deam de Aracruz

02 de dezembro – 10h30 - Entrega do espaço infantil da Deam de Cariacica
Local: Deam de Cariacica

03 de dezembro - Oficina: "Violência doméstica com foco em gênero"
Local: Auditório do Edifício Fábio Ruschi

04 a 10 de dezembro - Workshop de sensibilização: "Violência doméstica com foco em gênero"
Local: Unidades prisionais

04 de dezembro - Apresentação do Dia da Mobilização de homens pelo fim da violência contra a Mulher
Local: Auditório da Sedu

04 e 05 de dezembro -  IV Conferência Estadual de Políticas Para as Mulheres

6 e 7 de dezembro  - III Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais

07 de dezembro – 10h30 - Entrega do espaço infantil da Deam de Colatina
Local: Deam Colatina

08 de dezembro – 09h30 - Palestra: "Feminicídio e os desafios para sua implementação"
Local: Auditório da SEASM

09 de dezembro - 10h - Palestra - Relato de uma mãe - Praça de Maio
Local: Auditório UFES

25 de novembro a  10 de dezembro 12 - Movimento nas Escolas pelo Fim da Violências Contras as Mulheres e Meninas
Locais: Escolas municipais, Escolas Família Agrícola e Escolas da rede estadual, Unidades Prisionais e Iases

25 de novembro a 10 de dezembro -  Atividades acerca da campanha nos CRAS e CREAS com o tema "Pelo Fim da Violência contra as Mulheres"
Local: CRAS e CREAS

25 de novembro a 10 de dezembro - Workshop: "Violência doméstica com foco em gênero" Local: Unidades Prisionais Feminina

Pontos moeda