Geral

Lama se aproxima e captação de água no Rio Doce é interrompida em Baixo Guandu

A captação foi interrompida na manhã desta segunda-feira (16). O motivo, segundo a prefeitura, é a sujeira encontrada na água que chegou à Aimorés (MG), município que faz divisa com o Estado

Parte do município será abastecido pelo Rio Guandu Foto: Divulgação/Governo

O município de Baixo Guandu suspendeu a captação de água do Rio Doce, na manhã desta segunda-feira (16), por tempo indeterminado.

O motivo, segundo a prefeitura, é a sujeira encontrada na água que chegou à Aimorés (MG), município que faz divisa com o Espírito Santo. 

De acordo o Sistema de Comando de Operações, que reúne os órgãos que estão monitorando o Rio Doce, o abastecimento da cidade será feito a partir desta segunda-feira (16) pelo Rio Guandu.

Uma obra emergencial foi realizada para que a água do rio fosse desviada para a estação de tratamento e distribuída para a população. No entanto, segundo a prefeitura do município, o nível do Rio Guandu está abaixo do esperado e existe a possibilidade do abastecimento ficar prejudicado, principalmente nos horários de pico.

Ainda de acordo com o Sistema de Comando, o bairro de Mascarenhas, é um dos mais prejudicados no município porque a captação de água era totalmente feita pelo Rio Doce, e não há possibilidade de ser abastecido pelo Rio Guandu. Por esse motivo carros-pipa estão levando água ao bairro. O abastecimento em Colatina, que também faz captação pelo Rio Doce, ainda não foi cortado.

O Sistema de Comando informou ainda que no último boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a previsão é que a lama mais densa chegue ao Espírito Santo entre terça-feira (17) e quarta-feira (18).

Pontos moeda