Geral

Caso de criança com câncer de mama surpreende oncologista capixaba

O especialista avaliou também que há uma predisposição genética para que tal caso aconteça. “Provavelmente, alguém da família de Chrissy teve câncer antes dos 30 anos

Paciente com câncer mais nova do mundo será submetida a uma mastectomia Foto: Reprodução Facebook

O caso da jovem norte-americana Chrissy Turner, de 8 anos, que foi recentemente diagnosticada com câncer de mama repercutiu em todo o mundo e surpreendeu a sociedade médica. Segundo o chefe do serviço de Oncologia da Santa Casa de Vitória, Wesley Neon, o ineditismo do caso e a pouca idade da criança trazem a necessidade de um estudo profundo no caso.

“Nunca se ouviu falar do registro de um caso de carcinoma secretor da mama em uma criança. Devem ser feitos exames específicos na menina, especialmente sobre as alterações de BRCA 1 e BRCA 2, que são os genes mutantes que provocam o aparecimento dos tumores”, explicou Neon.

O especialista avaliou também que há uma predisposição genética para que tal caso aconteça. “Provavelmente, alguém da família de Chrissy teve câncer antes dos 30 anos, o que pode explicar o aparecimento precoce do tumor nela”.

Tratamento

Os médicos do Hospital Primário Infantil, de Salt Lake City, afirmaram que a criança passará por uma mastectomia para retirar o tecido que representa risco de retorno da doença. “Lamentavelmente, o tratamento é o mesmo que o realizado em um adulto. Além da cirurgia, pode haver a necessidade de receber quimioterapia”, frisou o chefe da Santa Casa.

Pontos moeda