Geral

Turistas cancelam reservas de fim de ano e Carnaval em Linhares após chegada de lama

Em uma das pousada da vila de pescadores cerca 90% das reservas entre Natal e Carnaval foram canceladas por causa da lama e o medo da contaminação do mar

Situação do Rio Doce, em Linhares, durante passagem de lama Foto: Divulgação/Prefeitura

A lama que passa pelo Rio Doce e atinge o mar, em Linhares, acarreta prejuízos ambientais e também econômicos. Comerciantes da vila de Regência estão preocupados com a movimentação turística após a tragédia.

O proprietário da Pousada Vila Sergio, Sergio Missagia, informou que mais de 90% das reservas para as festas de Natal, Réveillon e Carnaval foram canceladas após a passagem da lama pelo Rio Doce. A vila está localizada próxima a foz do rio.

“Nossas expectativas para este verão eram ótimas. Fizemos um grande investimento para receber dos turistas, mas não sabemos o que fazer, após 90% das reservas serem canceladas. Acredito que as pessoas estão com medo porque a água está muito barrenta”, afirmou o dono da pousada.

Sergio também apontou que outras atividades como a pesca também está comprometida. “Nós dependemos da pesca e os pescadores não podem trabalhar por causa do avanço da lama para o mar. Os animais estão morrendo. Todos nós fomos afetados. Também trabalho com fabricação de móveis e tive que dispensar seis funcionários porque não terei como pagá-los, pois dependo do movimento turístico do local.”

Messias Caliman, presidente da Associação Comercial da vila também se mostrou preocupado com a situação. “Nossas atividades estão comprometidas. O movimento turístico aqui é grande, mas deve cair por conta desse desastre. Até um campeonato de surf, previsto para janeiro, já foi cancelado”, disse.

No início da tarde desta segunda-feira (23), a Prefeitura de Linhares informou que as análises diárias da água do Rio Pequeno feitas pelo serviço de saneamento do município continuam atestando a qualidade da água distribuída à população. Segundo a administração, os parâmetros que indicam a qualidade da água coletada em Linhares seguem os padrões estabelecidos pela portaria 2.914 de 2011 do Ministério da Saúde.

Colatina

Em Colatina, um evento do Governo do Estado, também foi cancelado por causa dos problemas decorrentes a passagem da lama pelo Rio Doce, no município. O ciclo do Programa de Preparação para Aposentadoria - Geração Ativa – aconteceria dia 11 de dezembro. De acordo com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), uma nova data e local ainda serão definidos. 

Pontos moeda