Geral

Como está a agenda de tarefas do seu filho?

Escola, aula de idiomas, esporte, dança e várias outras atividades ao longo da semana... Será que seu filho não está ocupado demais?

 É importante a criança chegar em casa e compartilhar com os pais o que ela aprendeu  Foto: ​Divulgação

“Meu filho vai aprender inglês desde pequeno”. “Ele vai começar a aula de música cedo”. “Vou logo matriculá-lo no futebol”. Esses são alguns planos que já passam na cabeça dos pais ao olharem para o filho, mas é preciso ter atenção! As atividades extras são boas oportunidades de ocupar o tempo do filho e ajudá-lo a desenvolver suas habilidades, mas em excesso podem deixá-lo cansado, estressado e até frustrado.

A psicóloga clínica Ellen Novaes afirma que é importante a criança fazer o que gosta, não o que os pais queriam fazer quando mais novos e não conseguiram. “É obvio que todo pai quer o melhor para seu filho. Talvez ele não tenha tido a oportunidade e quer dar isso ao filho, mas não podemos entrar numa loucura de tornar essas crianças adultas antes da hora nem torná-las crianças frustradas porque fazem, não o que querem, mas o que o pai quer. É preciso sentar com a criança e conversar com ela, saber o que ela gosta e o que também gostaria de fazer”, orienta a psicóloga.

Para Ellen, o espaço de ser criança precisa ser preservado. “É importante estudar inglês, por exemplo. Vivemos num mundo que exige cada vez mais de nós, então temos essa urgência e preocupação com nossos filhos. Mas lá na frente atividades em excesso podem causar outros tipos de danos. A criança vai crescer imatura, mais infantilizada, porque não teve esse espaço de criatividade para desenvolver o que precisa. Tem que ter rotina, mas tem que preservar o espaço de ser criança”, explica.

Outro momento que não deve ser sacrificado é o tempo em família. É importante a criança chegar em casa e compartilhar com os pais o que ela aprendeu durante o dia e viver com eles a experiência do aprendizado.
Se o pequeno começar a demonstrar cansaço, apatia, ficar desatenta e sonolenta, o pisca-alerta precisa ser ligado e os pais têm que rever algumas atividades.

Embora o estímulo e a descobertas de novas habilidades e diversões seja importante, é fundamental ensinar à criança que também  existe a hora do descanso e do lazer. E o mais importante: a hora de ela ser criança.

Pontos moeda