Geral

Moradores e ambientalistas se preocupam com chegada de lama em Linhares

Ambientalistas afirmam que a chegada da lama à foz do Rio Doce pode causar danos ao meio ambiente. A previsão é de que a "onda de lama" chegue ainda nesta sexta-feira (20)

A barragem que separa o Rio Pequeno do Rio Doce está sendo reforçada Foto: Divulgação/Prefeitura

Moradores e ambientalistas de Linhares, no Norte do Espírito Santo, estão preocupados com a chegada da lama proveniente de rejeitos de mineração, vindo pelo Rio Doce. A previsão é de que a "onda de lama" chegue ainda nesta sexta-feira (20) à região.

De acordo com informações da equipe da TV Vitória/Record, que está em Linhares, as opiniões sobre o que se deve fazer com a lama se conflitam. Ambientalistas afirmam que a lama pode causar ainda mais danos ao meio ambiente caso chegue à foz do Rio Doce.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) emitiu autorização ambiental para a Prefeitura de Linhares fazer a abertura da "Boca da Barra", na foz do manancial. A ação teve início no dia 9 de novembro e vai servir para dar vazão à lama, considerando também que o mar tem mais capacidade de diluí-la.

Em comunicado divulgado na noite desta quinta-feira (19), a Samarco informou que 9 mil metros de barreiras de contençãooffshore e Sea Fence começaram a ser instaladas na foz do Rio Doce. Segundo a nota, os estudos para implantação da medida e escolha da metodologia foram realizados pela Samarco, em conjunto com a Fundação Pró-Tamar, pescadores da região e representantes do Instituto Chico Mendes (ICMBio).

Abastecimento

Rio Doce em Colatina recebeu a lama de minério proveniente das barragens de Mariana-MG Foto: Divulgação/Governo

Com a chegada da lama de minério a Colatina, a captação da água do Rio Doce no município foi interrompida desde a madrugada de quarta-feira. Desde então, o abastecimento tem sido feito a partir do auxílio de caminhões-pipa, escavações de poços, distribuição de água mineral e potável, entre outras alternativas. Apesar do esforço em evitar que a população fique desassistida, muitos moradores de Colatina continuam sem água.

No entanto, há uma expectativa no município de melhora no abastecimento, a partir da utilização de um produto para tratar a água barrenta do Rio Doce. De acordo com a Prefeitura de Colatina, técnicos do Sanear começaram, na tarde desta quinta-feira, os testes com o produto, extraído da casca da acácia negra, para saber se a água poderá ser disponibilizada para consumo.

Ainda segundo a prefeitura, a expectativa é de que os testes, que estão sendo realizados na estação de tratamento localizada dentro do campus do Ifes de Itapina, se estendam durante a madrugada e que um resultado já seja conhecido na manhã desta sexta-feira. Dependendo do resultado dos testes, o produto já poderá ser utilizado no tratamento da água, que poderá ser usada para abastecer a população.

Imagem aérea mostra presença da lama de rejeitos no rio doce Foto: Fred Loureiro/Divulgação/Governo
Pontos moeda