Geral

Dengue acende alerta em 10 municípios do Espírito Santo, aponta Ministério da Saúde

Segundo a pesquisa, Viana, na Grande Vitória, tem o maior índice registrado, com 3,2. Já o município com menor incidência é Ecoporanga, com 0,2 de índice de risco para transmissão

O mosquito aedes aegypti é o causador da dengue, doença que pode levar à morte Foto: Divulgação/Internet

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, na manhã desta terça-feira (24), revelou que dez municípios capixabas, incluindo Vitória, estão em situação de alerta para a dengue. Outros três municípios estão em situação satisfatórias, segundo o ministério. Os dados são do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

Segundo a pesquisa, Viana, na Grande Vitória, tem o maior índice registrado, com 3,2. Já o município com menor incidência é Ecoporanga, com 0,2 de índice. Acesse a pesquisa na íntegra!

Em Vitória, de acordo com a secretaria municipal de Saúde, há “risco médio” de transmissão da dengue e do vírus zika em todo o município. O bairro Jardim Camburi, porém, foi apontado com o índice de infestação alto considerado alto, acima de 3,9%. Em Vitória, inclusive, já foram constatados casos de zika vírus.

Quase 80 casos de febre zika são investigados no Espírito Santo

No âmbito nacional, o LIRAa identificou 665 municípios em alerta, com 1% a 3,9% dos imóveis com focos do mosquito, e 928 com índices satisfatórios, com menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada. O levantamento identificou a presença do mosquito Aedes albopictus, que pode também transmitir a chikungunya, em 262 municípios.

Entre as 18 capitais que o Ministério da Saúde recebeu informações sobre o LIRAa, apenas Rio Branco está em situação de risco. São sete as capitais em alerta: Aracaju, Recife, São Luís, Rio de Janeiro, Cuiabá, Belém e Porto Velho. Além de dez com índices satisfatórios: Boa Vista, Palmas, Fortaleza, João Pessoa, Teresina, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Campo Grande e Curitiba.

Pontos moeda