Geral

DER-ES inicia estudos para privatizar rodovias em municípios do Espírito Santo

Ainda não é de conhecimento do DER o número de concessões a serem feitas. Portanto, Halpher Luiggi explicou que ainda não se sabe o número de pedágios serão necessários

DER faz estudo de viabilidade e depois fará o estudo de engenharia Foto: Divulgação

O Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES) vai iniciar estudos de viabilidade de concessões em estradas capixabas. Antes, o órgão vai ouvir a sociedade em audiências públicas. A previsão é que até o final 2017 sejam iniciados os procedimentos administrativos, como licitação e assinatura de contratos.

O diretor do DER, Halpher Luiggi, explicou nesta quinta-feira (5) que já estão em andamento os estudos de viabilidade.

“Em seguida começaremos os estudos de engenharia. Depois que eles estiverem concluídos, daremos início às consultas à população. É preciso ouvir a iniciativa privada, a sociedade civil organizada e a sociedade em geral. Utilizaremos a internet para fazer essa consulta pública”, explicou Luiggi.

Segundo o diretor do DER, estão previstas audiências públicas. “Pretendemos ouvir a população de Aracruz, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, onde estão distribuídos os polos. Serão, no mínimo, quatro audiências públicas. Não havendo necessidade de intensificar o diálogo, vamos avançar”, explicou o diretor do DER.

Ainda não é de conhecimento do DER o número de concessões a serem feitas. Portanto, Halpher Luiggi explicou que ainda não se sabe o número de pedágios serão necessários e se serão necessários.

“Se houver pedágio, ainda não sabemos quantos serão e nem onde serão instalados. Existe a possibilidade, mas somente os estudos de engenharia, que ainda não foram iniciados, poderão nos darão dados de forma consolidada”, detalhou o diretor do DER.

A previsão inicial, de acordo com Halpher Luiggi, é que os estudos de engenharia comece em janeiro de 2016. Já as consultas públicas, deverão seguir entre janeiro e junho de 2016. Entre janeiro e julho de 2017, devem acontecer os procedimentos administrativos.

Pontos moeda