Geral

Dicas para quem quer fazer intercâmbio

Fazer um orçamento, conversar com quem já frequentou a escola estrangeira e avaliar currículo são dicas importantes para quem quer estudar fora

O sonho de estudar fora não está longe. Separamos quatro dicas para lhe ajudar a realizá-lo Foto: ​Divulgação

Fazer um intercâmbio é um sonho que passeia pela cabeça de muitos alunos. A cada ano, mais estudantes estão em busca das agências ou bolsas de estudo para unir a educação à experiência de morar em outro país. No ano letivo 2013/2014, 13.286 estudantes brasileiros se matricularam em faculdades norte-americanas, 22,2% a mais do que no ano anterior. A estimativa da associação das empresas especializadas em intercâmbios é que 250 mil brasileiros deixem o País todos os anos para estudar. Entre os principais destinos estão Canadá, Estados Unido, Reino Unido e Austrália.

Desde o Ensino Médio, Thaiz Valle tinha a vontade de estudar inglês nos Estados Unidos. O sonho virou realidade em janeiro deste ano, após muito planejamento e pesquisa. Para começar, Thaiz foi por conta própria e, para ela, essa foi uma das melhores decisões.  “Preferi fazer em uma instituição privada e economizei muito com isso. A partir daí, foram oito meses para tirar os vistos, comprar a passagem e viajar”, conta a estudante.

Thaiz pesquisou bastante sobre a instituição onde iria estudar Foto: ​Divulgação

Thaiz pesquisou bastante sobre a instituição onde iria estudar. A que ela escolheu, por exemplo, está no ramo do ensino de inglês há mais de 100 anos, além de várias unidades espalhadas no país. Ela optou pela que fica pertinho de Washington D.C. “Hoje meu inglês é muito melhor, foi muito proveitoso. A escola me deu dois diplomas atestando o curso”.

O sonho de estudar fora não está longe. Separamos quatro dicas para lhe ajudar a realizá-lo. Confira:

1 – Contas no papel
Uma das primeiras coisas a serem feitas pelo futuro intercambista é fazer um planejamento financeiro para saber todos os custos durante a viagem, como escola, hospedagem, alimentação, passagens, passeios, transporte e outros itens importantes. É importante saber se o dinheiro será suficiente para todas as despesas.

2 – Pesquisa
É fundamental fazer uma pesquisa profunda sobre a instituição de ensino que o aluno pretende frequentar. Vale conversar com professores ou amigos que já frequentaram o local e entrar no site da escola/universidade, além de conhecer bem a localização dela e os meios para chegar até lá.

3 – Converse 
É interessante conversar com pessoas que já participaram de um intercâmbio e pedir dicas e sugestões. Aproveite a globalização e a internet para trocar ideias com quem mora no país e, assim, ajudar na tomada das decisões.

4 – Veja seu histórico
Algumas instituições de ensino estrangeiras consideram projetos voluntários ou diplomas como itens importantes para o processo eletivo. Veja quais experiências podem lhe ajudar a ingressar na escola. 

Pontos moeda