Geral

Sobrevoo de Dilma a Colatina será realizado na tarde desta quinta-feira

O sobrevoo acontece em Colatina, no Espírito Santo, e Marina, em Minas Gerais. Dilma deve chegar ao Estado entre 13 e 14 horas desta quinta-feira

A expectativa é que o sobrevoo aconteça nesta quinta-feira. Foto: Agência Brasil

A presidente da República, Dilma Rousseff, vai sobrevoar os municípios atingidos pelo rompimento da barragem da Samarco nesta quinta-feira (12). A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Depois de passar por Governador Valadares, a presidente deve chegar por volta das 13h30 a Colatina. Em seguida, ela participará de uma reunião na sede do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear).

A presidente deve falar com a imprensa rapidamente e, em seguida, retorna a Governador Valadares para participar de outra reunião.

A lama mais densa, que deverá atingir municípios cortados pelo Rio Doce, no Noroeste do Estado, ainda não chegou por causa de manobras realizadas nas represas das hidroelétricas de Aimorés, Minas Gerais e Mascarenhas, em Baixo Guandu, segundo informações da Defesa Civil.

Samarco não cumpre exigências e Governo do ES vai acionar mineradora na Justiça

De acordo com o Coronel Fabiano Bonno, da Defesa Civil Estadual, em entrevista na última quarta-feira (11), ao programa Fala Manhã, a nova previsão é de que a "onda de lama" só deve atingir o município de Baixo Guandu no próximo sábado (14).

“As represas, por conta da chegada dessa onda, que a gente chama onda de lama mais densa, mais pesada, fizeram uma descarga no volume de água para baixar um pouco o nível. Depois a água será liberada gradativamente. Por conta dessa descarga de água o nível do Rio Doce subiu 1,70 metros”, informou.

De acordo com a Defesa Civil, o abastecimento de água nos municípios de Baixo Guandu e Colatina, ainda não foram suspensos. O Governo alerta para a importância de a população continuar economizando e estocando água. No entanto, as autoridades pedem que sejam tomados alguns cuidados na estocagem, por conta da proliferação dos mosquitos da dengue. “Serve o alerta que é preciso cuidados para com o mosquito da dengue. Porque passada esse desastre da lama, a gente não tenha outro desastre por epidemia da dengue nos municípios do Norte e Noroeste”, informou o Coronel Fabiano Bonno. 

Pontos moeda