Geral

Dilma sobrevoa áreas atingidas pelo rompimento das barragens em MG e segue para Colatina

A presidente ainda deve vir ao Estado durante a tarde para sobrevoar Colatina. A chegada dela estava prevista para às 13 horas, mas houve um atraso

A presidente esteve no município de Mariana Foto: Roberto Stuckert Filho/PR/Planalto

O Palácio do Planalto divulgou, no início da tarde desta quinta-feira (12), imagens do sobrevoo da presidente Dilma Rousseff nas áreas atingidas pelo rompimento das barragens Fundão e Santarém, no município de Mariana, em Minas Gerais. Ela esteve em Mariana durante a manhã e depois seguiu para Governador Valadares.

A presidente ainda deve vir ao Estado durante a tarde para sobrevoar Colatina. A chegada dela estava prevista para às 13 horas, mas houve um atraso na agenda. No município capixaba ele deve participar de uma reunião na sede do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear).

A lama mais densa, que deverá atingir municípios cortados pelo Rio Doce, no noroeste do Estado, ainda não chegou por causa de manobras realizadas nas represas das hidroelétricas de Aimorés, Minas Gerais e Mascarenhas, em Baixo Guandu, segundo informações da Defesa Civil.

A presidenta determinou também a criação de um comitê de gestão da crise ambiental provocada pelo desabamento das duas represas. 

O objetivo é acompanhar de perto as ações que vão ser estabelecidas pela mineradora Samarco, proprietária das barragens que se romperam, para “uma cobrança mais rápida de soluções para as famílias que perderam seus bens materiais e de respostas principalmente aos municípios da calha do Rio Doce, que estão hoje com problemas de abastecimento de água, bem como o acompanhamento da questão ambiental”,explicou o ministro da Integração, Gilberto Occhi.

Presidenta Dilma Rousseff durante sobrevoo das áreas atingidas pelo rompimento das Barragens Fundão e Santarém Foto: Divulgação
Pontos moeda