Geral

Em visita a Colatina, ministro garante que captação da água do Rio Doce será retomada em breve no município

Gilberto Occhi afirmou que situação será normalizada na cidade assim como em Governador Valadares, onde, segundo o ministro, água já pode ser consumida pela população

Durante visita a Colatina, Gilberto Occhi se encontrou com autoridades estaduais e municipais Foto: Ascom/Ministério da Integração Nacional

A captação da água do Rio Doce em Colatina, no noroeste do Estado, será retomada em breve, assim que a lama com os rejeitos de mineração da Samarco passarem pelo município. A afirmação é do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que esteve na cidade, na tarde desta sexta-feira (20) para acompanhar as ações de apoio à população. 

Gilberto Occhi informou ainda que a Samarco manterá suas ações de apoio no município, independentemente da retomada da captação da água. Durante a visita a Colatina, o ministro sobrevoou a foz do Rio Doce e falou sobre a parceria do Exército e da Defesa Civil nos trabalhos emergenciais no Espírito Santo.

O ministro da Integração Nacional garantiu ainda que o Governo Federal está acompanhando todas as ações para garantir o abastecimento de água para as pessoas atingidas e que, após solucionar esse problema, os trabalhos serão focados na recuperação do Rio Doce.

Occhi já havia estado no Espírito Santo, na última segunda-feira (16), onde se reuniu com o governador Paulo Hartung, na Residência Oficial, em Vila Velha, e com o prefeito de Colatina, Leonardo Deptuski, para tratar das ações dos governos Federal e Estadual, além da administração municipal, de minimização dos impactos da lama na região.

Governador Valadares

Lama que atinge o Rio Doce prejudicou o abastecimento de água em municípios de Minas Gerais e Espírito Santo Foto: Reprodução

Antes de chegar a Colatina, nesta sexta-feira, Gilberto Occhi esteve em Governador Valadares, uma das cidades mineiras banhadas pelo Rio Doce e que teve sérios problemas de abastecimento de água por conta dos resíduos de minério. O ministro afirmou que a água captada no Rio Doce, em Valadares, está em condição de normalidade e pode ser consumida pela população da região, após o tradicional tratamento feito pelas companhias locais de saneamento.

"A qualidade da água do rio Doce, tratada em seus diversos trechos, é normal e passível de ser tomada, de ser usada por toda a população. Não há risco de contaminação do rio, não há metais pesados no rio. Queremos garantir à população que a água tem sua qualidade normal e está sendo abastecida de maneira normal", assegurou.

O ministro garante ainda que a situação será normalizada em Colatina, assim como na cidade mineira. "Os laudos ainda não ficaram prontos, mas análises de amostras já foram enviadas para a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa/MG). E hoje outra amostra será enviada para a empresa. Não posso afirmar, no entanto, que a captação será retomada neste fim de semana", afirmou o ministro.

De acordo com Gilberto Occhi, a captação da água do Rio Doce em Governador Valadares corresponde a 80% do total da cidade. O abastecimento local foi retomado após laudo da Copasa registrar que não há contaminação química que impeça a utilização dessa água para o consumo humano. 

Além disso, amostras coletadas pelos pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional de Águas (ANA) no último sábado (14) apontam que não houve aumento na presença de metais pesados na água e nos sedimentos do rio. "A tendência é que a lama vá diluindo e assente em determinado ponto. Mas, mesmo voltando a captar, vamos monitorar a qualidade da água permanentemente", garantiu o ministro. 

O ministro da Integração integrou uma comitiva formada pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira; pelo presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo; e por representante da Samarco. Tanto em Colatina quanto em Governador Valadares, a comitiva se reuniu com as equipes envolvidas nas ações de minimização dos efeitos provocados pela lama.

Inicialmente prevista no cronograma, a viagem de Gilberto Occhi a Mariana-MG, município onde aconteceu o rompimento das barragens da Samarco, foi cancelada em razão do mau tempo.

Testes

População de Colatina enfrenta dificuldades para conseguir água, mas espera que o abastecimento na cidade seja normalizado o mais rápido possível Foto: Divulgação/Governo

Com a chegada da lama de minério a Colatina, no município foi . Desde então, o abastecimento tem sido feito a partir do auxílio de caminhões-pipa, escavações de poços, distribuição de água mineral e potável, entre outras alternativas. Apesar do esforço em evitar que a população fique desassistida, muitos moradores de Colatina continuam sem água.

Em Colatina, onde a captação da água do Rio Doce foi interrompida desde a madrugada da última quarta-feira (18), por conta da chegada da lama, há uma expectativa de melhora no abastecimento, a partir da utilização de um produto para tratar a água barrenta do Rio Doce. De acordo com a Prefeitura de Colatina, técnicos do Sanear começaram, na quinta-feira, a realizar testes com o produto, extraído da casca da acácia negra, para saber se a água poderá ser disponibilizada para consumo.

Ainda segundo a prefeitura os testes, realizados na estação de tratamento localizada dentro do campus do Ifes de Itapina, se estenderam até as 2 horas desta sexta-feira. Em seguida, o material foi encaminhado para um laboratório especializado, em Vitória, que emitirá um laudo sobre a possibilidade de utilizar a água para fazer o abastecimento. Segundo a prefeitura, ainda não há previsão de quando sairá o resultado.

Apoio

O prefeito Neto Barros, de Baixo Guandu, no noroeste do Estado e que também enfrentou problemas de captação da água do Rio Doce por conta da passagem da lama com rejeitos de minério, anunciou que o município ajudará Colatina na distribuição de água para a população. Em postagem no Facebook, nesta sexta-feira, o prefeito ressaltou que o apoio será possível graças "à relativa normalidade da distribuição de água em Baixo Guandu".

"Disponibilizaremos alguns carros-pipas, 50 mil litros de água mineral/dia e 100 mil litros/dia de água tratada pelo nosso SAAE para abastecer os hospitais. Pedimos aos capixabas e mineiros que orientem todas as campanhas de solidariedade para Colatina e Governador Valadares, que precisam de toda a nossa ajuda", escreveu Neto Barros na rede social.

Pontos moeda