Geral

Em visita ao ES, ministro da Integração vai sobrevoar o Rio Doce

Entre os temas da reunião estão medidas que possibilitem a criação de um sistema alternativo para fornecimento de água aos moradores dos municípios de Colatina e Baixo Guandu

Após a reunião, Gilberto Occhi fará um sobre voo no Rio Doce Foto: Reprodução Palácio do Planalto

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, retorna ao Estado nesta segunda-feira (16) onde, às 8h30,  terá uma reunião de trabalho com o governador Paulo Hartung e membros do Governo Estadual. A agenda será na Residência Oficial do Governo, na Praia da Costa, em Vila Velha. 

Após a reunião, Gilberto Occhi fará um sobre voo no Rio Doce e seguirá para sede do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear), em Colatina. Acompanham o ministro os secretários de Estado de Saneamento, Habilitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser; Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice; Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia; o comandante da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Nascimento, além do comandante do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, coronel Edson Massayuki  Hiroshi. Essa será a terceira visita do ministro ao Espírito Santo nos últimos seis dias.

Entre os temas da reunião estão medidas que possibilitem a criação de um sistema alternativo para fornecimento de água aos moradores dos municípios de Colatina e Baixo Guandu; a criação de uma frota de carros-pipa; a perfuração de poços artesianos e a utilização de adutoras com engate rápido. A presença e atuação do Exército Brasileiro também será tema da pauta.

Ações

Vale ressaltar que o Governo do Espírito Santo, desde que as barragens romperam em Mariana (MG) no dia 5 de novembro, tem adotado uma série de ações preventivas para minimizar os impactos da lama na calha do Rio Doce em território capixaba. Desde o último sábado (6),  o Governo do Estado tem marcado presença em Colatina e Baixo Guandu. Os secretários João Coser, de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Júdice, de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), Paulo Renato Paim, têm permanecido em Colatina, onde foi montada uma base operacional da Defesa Civil Estadual.

E nesse sábado (14) o governador Paulo Hartung assinou decreto criando o Comitê Gestor da Crise Ambiental na Bacia do Rio Doce, que será publicado nesta segunda-feira (16), no Diário Oficial, mas as atividades do grupo já começaram.

O objetivo é acompanhar as ações de socorro, assistência, resposta e mitigação ao desastre, bem como para reestabelecimento dos serviços afetados, de recuperação dos ecossistemas e de reconstrução por conta da lama de rejeitos. O Comitê irá atuar como uma força-tarefa do Estado e será vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). Este grupo deve ainda agir em cooperação com órgãos e entidades do poder público municipal, estadual e federal.

Exército

Atendendo solicitação do governador Paulo Hartung, o coronel Edson Hiroshi, comandante do 38ºBI, preparou a tropa de 100 homens que já está em Colatina onde fará parte da força-tarefa que trabalha para garantir a normalidade na cidade e minimizar os impactos da chegada da lama, oriunda da destruição da barragem de Mariana (MG). Os militares não têm prazo de saída do município.

Coronel Hiroshi destacou que a presença dos militares do Exército é uma tarefa vista com satisfação e que eles vão contribuir com a logística e manutenção da ordem. “Montaremos um posto na cidade de Colatina, de onde organizaremos a distribuição de água mineral e a construção de poços artesianos, garantindo, assim, o menor impacto para os moradores da cidade. Também poderemos auxiliar nas ações em Baixo Guandu e Linhares. Vamos somar ao que já está sendo feito pelo Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Defesa Civil Estadual”, finalizou.

Neste domingo (15) também a empresa Fortlev está enviando para Colatina  caixas d’água, em sua maioria com capacidade para 10 mil litros. Até sábado  (14), 36 delas já estavam no município. Esses depósitos vão ser instalados em pontos estratégicos do município, de acordo com as orientações da Prefeitura e demais parceiros nessa ação preventiva que visa evitar que a população fique desabastecida. Lembrando que Colatina capta água no Doce para abastecer a cidade. 

Outras ações estão sendo desenvolvidas em âmbito municipal, tanto em Colatina quanto em Baixo Guandu e Linhares  e o Estado acompanha com o objetivo de ajudar a população a passar por um período difícil de forma mais branda possível. 

Pontos moeda