Geral

Estudo nacional prevê redução de 20% no nível de chuvas no Estado

Cidades como Vila Pavão, São Domingos do Norte, Pancas, Marilândia, Governador Lindenberg e Conceição da Barra apresentaram um crescimento em mais de 50% no índice dos períodos sem chuva

Fiocruz prevê redução de chuvas no ES Foto: ​TV Vitória

O capixaba poderá ter que se adaptar a uma nova realidade climática. Segundo um estudo apresentado nesta quinta-feira (26) em Vitória por especialistas da Fundação Oswaldo Cruz, o Espírito Santo poderá apresentar uma significativa diminuição no volume de chuvas nos próximos anos. Em grande parte dos municípios, a redução deverá ser superior a 20%.

Outra informação inédita sobre as alterações climáticas no Espírito Santo diz respeito ao aumento no percentual do número máximo de dias secos consecutivos no ano.

Clique e confira a previsão do tempo para sua cidade

Este índice, chamado de CDD, cresceu em todos os municípios capixabas. Cidades como Vila Pavão, São Roque do Canaã, São Domingos do Norte, Pancas, Marilândia, Governador Lindenberg e Conceição da Barra apresentaram um crescimento em mais de 50% no índice dos períodos sem chuva, segundo as projeções climáticas desenvolvidas.

O seminário ‘Indicadores de Vulnerabilidade ao Clima’, que reuniu representantes da Defesa Civil e membros da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, apontou que as regiões capixabas Norte e Noroeste são as mais críticas e que podem sofrer as consequências mais graves. 

O Espírito Santo foi o primeiro Estado do país a conhecer o estudo. A proposta da iniciativa é avaliar os riscos gerados pelo aquecimento global às populações nas cinco regiões do país e monitorar as ações que serão desenvolvidas para amenizar os efeitos a população.

Pontos moeda