Geral

Governo federal oferece apoio ao ES para enfrentar chegada dos rejeitos de mineração

Assunto foi discutido durante contato telefônico do ministro da Integração Nacional com o secretário de Saneamento, João Coser. Lama deverá chegar ao Estado nas próximas horas

Colatina será um dos municípios afetados pela onda de lama com resíduos de minério que percorre o Rio Doce Foto: Divulgação/Governo

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, colocou à disposição do governo do Espírito Santo as ações federais para enfrentar a chegada ao Estado da onda de lama com rejeitos de mineração, proveniente do rompimento de duas barragens da Samarco, em Mariana (MG). O assunto foi discutido durante contato telefônico do ministro com o secretário estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser.

Gilberto Occhi se reúne, nesta terça-feira (10), com o governador Paulo Hartung para tratar do apoio federal nas ações de assistência à população das cidades capixabas atingidas pela poluição. Os rejeitos estão se deslocando pelo Rio Doce e poderá interromper o abastecimento de água para a população dos municípios atingidos.

De acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) estão desenvolvendo ações de apoio ao Espírito Santo em coordenação com os órgãos locais.

Hartung sobrevoa Rio Doce

Governador sobrevoou os municípios capixabas que serão afetados pela onda de lama Foto: Divulgação/Governo

Na tarde desta segunda-feira (09), o governador Paulo Hartung sobrevoou os municípios de Linhares, Colatina e Baixo Guandu, que irão receber, nas próximas horas, lama de rejeitos que castigam o Rio Doce. Na oportunidade, Hartung esteve reunido com técnicos que trabalham na região e reforçou que o Governo do Estado está empenhado em realizar um conjunto de ações para minimizar os impactos do acidente ambiental na população. 

O governador anunciou ainda que militares do Corpo de Bombeiros capixaba auxiliarão nas buscas por corpos e desaparecidos no município de Mariana, em Minas Gerais, onde aconteceu o rompimento das barragens da Samarco. Cães da equipe K9 também serão disponibilizados para a ação.

O governador explicou que, neste período que antecede a passagem da lama, as atividades estão concentradas em ações preventivas para alertar a população ribeirinha e pessoas que utilizam as margens do rio para lazer, além de mobilizar diversas áreas da sociedade para viabilizar carros-pipas e água tratada. 

A segunda medida do Governo será a gestão dos recursos, principalmente na distribuição de água para manutenção dos serviços essenciais. Paulo Hartung reforçou que a qualidade da água coletada no Rio Doce para tratamento e distribuição à população será analisada periodicamente.

"Estamos com técnicos na região para fazer análises da água e, muito provavelmente, teremos limitação no fornecimento, por isso, precisamos que a população economize ao máximo. Neste momento, estamos com 40 carros-pipas o que, de acordo com informações municipais, equivale a 20% da produção normal de água. É muito na crise, mas é muito pouco diante a necessidade das cidades - Colatina e Baixo Guandu. Temos que planejar a distribuição com muita habilidade e atendendo às prioridades", enfatizou. 

"Minha presença é para reforçar os trabalhos que desenvolvemos deste a última sexta-feira. Estamos atuando de forma coordenada com os municípios e diversos setores que estão envolvidos. Nosso trabalho tem o intuito de amortecer o impacto na população, naquilo que estiver ao nosso alcance, em uma tragédia ambiental como esta. Aproveito para agradecer a todos que  estão trabalhando, ajudando e sendo solidários neste momento tão delicado para nosso Estado", disse Hartung. 

O governador enfatizou que após a passagem da lama e atendimento à população, os Governos capixaba e mineiro irão discutir ações ambientais conjuntas para definir as que serão adotadas para recuperação da vegetação, qualidade da água, além de fauna e flora do entorno do Rio Doce.

Membros do Governo do Estado estiveram no distrito de Regência, região da Foz do Rio Doce, dialogando com pescadores artesanais de Baixo Guandu, Povoação e Regência. O encontro serviu para iniciar um diálogo sobre as ações que serão realizadas neste episódio da enchente de lama no Rio Doce.

Buscas em Mariana

Após o desastre, buscas continuam na cidade mineira de Mariana e vítimas continuam desaparecidas Foto: R7

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo disponibilizou, na manhã desta segunda-feira (9), uma equipe composta por quatro militares e três cães, da raça pastor alemão, para reforço nas buscas por corpos e desaparecidos no município de Mariana, em Minas Gerais. 

A equipe K9, especializada em busca de desaparecidos, é coordenada pelo tenente Felipe Melo e está a caminho da cidade mineira, com previsão de chegada ainda na noite desta segunda (09). O apoio dos militares capixabas terá início na manhã desta terça-feira (10), sem previsão de encerramento, reforçando o efetivo do Corpo de Bombeiros de Mariana, que conta no momento com dois cães. 

Por meio de um boletim divulgado na noite desta segunda, a Prefeitura de Mariana informou que, durante a tarde, foi resgatado mais um corpo no município de Barra Longa, ainda sem identificação e sem definição de idade e sexo. Com isso, chegou a três o número de pessoas mortas confirmadas pelas autoridades envolvidas nos resgates às vítimas da tragédia.

Nesta tarde também foi identificado o corpo de Valdemir Aparecido Leandro, de 48 anos, funcionário da empresa Geocontrole, prestadora de serviços para a Samarco. Um terceiro corpo ainda permanece no Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte aguardando identificação. 

Com essas novas informações, o número de pessoas desaparecidas foi atualizado para 24, sendo 11 funcionários e 13 moradores. O número de desabrigados agora é de 612, totalizando 162 famílias hospedadas em hotéis de Mariana.

No município de Barra Longa foi realizada a distribuição de medicamentos e suprimentos para todos os moradores em localidades sem acesso por terra. A energia já foi restabelecida nas comunidades de Paracatu de Baixo, Paracatu de Cima, Pedras em Mariana, e na comunidade de Gesteira (Barra Longa). Em Campinas e Ponte do Gama, comunidades de Mariana, e Barretos, comunidade de Barra Longa, a previsão é que o serviço seja restabelecido nesta terça-feira (10).

Campanha para doação de água mineral 

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo arrecadou, nesta segunda-feira (09), na sede do quartel, em Vitória, 1,5 mil litros de água mineral para minimizar os danos às pessoas afetadas pelos resíduos de minérios. A previsão é de que a água comece a ser transportada na quarta-feira (11) se houver um montante considerável. Por intermédio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), a Corporação segue com a campanha.

Neste primeiro momento o Corpo de Bombeiros Militar faz o recolhimento das doações de água mineral nos seguintes locais:

1. Quartel do Comando Geral, em Vitória.
2. Colatina: Antigo Restaurante Popular, próximo ao 8º Batalhão da PM.
Contato: Fernanda- 99905-7429
3. Baixo Guandu: Ginásio de esportes municipal.

A Defesa Civil Estadual informou que fará avaliação constante da Campanha e, se necessário, será expandida para outros quartéis, após montagem de logística de recebimento, controle e distribuição.

Contato com a lama

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) chama a atenção da população dos municípios de Baixo Guandu, Colatina e Linhares para evitar o contato direto com a lama proveniente do rompimento da barragem que ocorreu em Mariana, na última quinta-feira (05). 

Além de evitar o contato, não se devem consumir alimentos que tiveram contato com a lama; evitar contato com a água do corpo hídrico atingido tanto para consumo ou recreação e ficar atento as orientações da Defesa Civil. Se houve perda de medicamentos de uso contínuo, (hipertensão, diabetes, etc), procure uma unidade de saúde. Caso se sinta doente, procure a unidade de saúde e informe se teve contato direto ou indireto com a lama.

É essencial a atenção aos alimentos que possam entrar em contato com a lama. O ideal como prevenção é armazená-los em locais elevados. Se isto não for possível, recomenda-se:

- Manter os alimentos devidamente acondicionados, fora do alcance de roedores, insetos ou outros animais;
- Lavar frequentemente as mãos com água tratada antes de manipular os alimentos;
- Carnes, peixes, leite, ovos, pão, açúcar, café, manteiga, também devem ser inutilizados, pois se contaminam facilmente pelas águas, além da natureza de suas embalagens, que geralmente são de plástico ou papel; portanto, é perigosa qualquer tentativa de aproveitamento dos mesmos.
- Linguiça, mortadela, queijos, e derivados, deverão ser também inutilizados após o contato com a água, pois sua contaminação é total devido ao tipo de embalagem, geralmente de plástico ou papel; 
- As latas que estiverem amassadas, enferrujadas ou semiabertas deverão ser inutilizadas. 

Medidas de prevenção

- Evitar contato com a lama, se necessário usar sempre botas e luvas de borracha, ou sacos plásticos amarrados nos pés e nos braços;
- Colocar o lixo em sacos plásticos e em recipientes tampados, para evitar a proliferação de ratos e deixar para coleta pouco antes de o lixeiro passar;
- Todo alimento exposto à lama deve ser jogado fora;
- Guardar os alimentos em lugares secos e dentro de recipientes fechados.

Pontos moeda