Geral

Hollande e Putin concordam em fortalecer laços na luta contra o Estado Islâmico

Redação Folha Vitória

Moscou - O presidente da França, François Hollande, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, concordam em fortalecer a cooperação na campanha contra o grupo Estado Islâmico. Entretanto, os líderes discordaram sobre a maneira como devem se relacionar com o presidente da Síria, Bashar Al-Assad.

O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelos ataques terroristas em Paris, que deixaram 130 mortos, e também pela explosão de um avião russo no Egito, que deixou 224 mortos.

Hollande está em uma movimentação diplomática desde os ataques em Paris com o objetivo de aumentar a cooperação na campanha contra o Estado Islâmico. Nessa semana, ele se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel e o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, antes de sua viagem para Moscou nesta quinta-feira para uma reunião com Putin.

Hollande e Putin concordaram em aumentar o compartilhamento de Inteligência, intensificar os ataques aéreos contra o Estado Islâmico na Síria e cooperar na seleção de alvos - dois dias após a Turquia ter abatido um jato russo perto da fronteira com a Síria.

"Nós concordamos em uma questão muito importante: Atingir apenas os terroristas, o Estado Islâmico e os grupos jihadistas apenas e não atirar em grupos e forças que estão lutando contra os terroristas", disse Hollande em uma coletiva de imprensa após a reunião. "Nós também vamos trocar informações sobre isso: o que pode e o que não pode ser atingido", declarou.

Entretanto, os dois países permanecem com uma visão diferente sobre a maneira de lidar com Assad, com Hollande afirmando que o líder sírio "não tem lugar no futuro da Síria". Já Putin declarou que "o destino do presidente da Síria deve ficar totalmente nas mãos do povo sírio".

Putin descreveu Assad e seu exército como um "aliado natural" na luta contra o Estado Islâmico, uma força essencial capaz de lutar em terra contra o grupo. Ele acrescentou que a Rússia está pronta para cooperar com outros grupos que lutam contra o Estado Islâmico.

O líder russo também declarou que seu país está de luto pelas vítimas de Paris, assim como por aqueles que foram mortos na explosão do avião no Egito e parabenizou os esforços de Hollande para construir uma coalizão contra o terrorismo. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda