Geral

Mais de 10 bairros recebem Iluminação de LED em Cachoeiro de Itapemirim

Mais potentes, duráveis e até 70% mais econômicas que as de vapor de sódio, as novas lâmpadas tornam as noites mais claras e seguras em áreas que abrangem 11 bairros e uma localidade

A nova iluminação abrange 11 bairros e uma localidade do município. Foto: Divulgação/Prefeitura

Já chega a 380 o número de lâmpadas de LED instaladas em vias, praças e pontes de Cachoeiro, como parte dos investimentos do município na modernização da iluminação pública.

Mais potentes, duráveis e até 70% mais econômicas que as de vapor de sódio, as novas lâmpadas tornam as noites mais claras e seguras em áreas que abrangem 11 bairros e uma localidade.

Uma das principais avenidas e entradas da cidade, a Governador Francisco Lacerda de Aguiar, ganhou pontos de LED no trecho entre o bairro Nossa Senhora da Glória e o Centro Regional de Especialidades (CRE), no Gilberto Machado. Perto dali, a Praça Gilberto Machado também foi contemplada, assim como a Avenida Antônio Penedo e a Rua Rui Barbosa. 

Ainda na região central, ganharam LED as ruas Capitão Deslandes, Brahim Antônio Seder, 25 de Março, 7 de Setembro e Siqueira Lima (até a ponte de ferro Demistóteles Baptista); parte da Avenida Pinheiro Junior (da altura da ponte Carim Tanure até a ponte Fernando de Abreu) e a Praça Gil Goulart, no bairro Independência.

“É um salto de qualidade na iluminação pública em Cachoeiro, feita com equipamentos que duram muito mais tempo, consomem menos energia e que reduzem custos com manutenção”, avalia o secretário municipal de Serviços Urbanos, Romário Miranda.

Iluminação nas pontes amplia sensação de segurança

A substituição das lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED começou pelas dez pontes da área central da cidade (da Ilha da Luz à ponte do Arco, no bairro Coronel Borges). Recentemente, a ponte da localidade de Duas Barras também ganhou os novos pontos de luz.

“Essas lâmpadas deixaram as pontes bem mais claras, ajudando a inibir a criminalidade e, assim, trazendo mais segurança às pessoas que trafegam diariamente por elas”, avalia Luiz Antonio Gomes, 53 anos, morador do bairro Aquidaban.

Mais 180 lâmpadas de LED em praças no Centro

A Prefeitura já garantiu a instalação de mais 103 lâmpadas de LED na Praça de Fátima – cuja ordem de serviço será assinada nos próximos 20 dias – e outras 80, aproximadamente, estão previstas para serem licitadas e implantadas, ainda neste ano, na praça Jerônimo Monteiro.

Pontos moeda