Geral

J.K. Rowling explica porque Harry Potter nomeou filho em homenagem a Snape e Dumbledore

Redação Folha Vitória

-

Para todos os fãs de Harry Potter, interpretado pelo ator Daniel Radcliffe, com certeza o personagem mais nebuloso de toda a história era Snape, vivido por Alan Rickman. Amar ou odiar? Eis a questão que ficou na cabeça de todos os potterheads ao longo dos anos.

Mas, J.K. Rowling, que é uma verdadeira rainha do Twitter, usou suas redes sociais para esclarecer algumas coisas da história do personagem e começou dizendo:

- Snape é todo cinza. Você não pode fazer dele um santo: ele era vingativo e intimidador. Você não pode fazer dele um demônio: ele morreu para salvar o mundo dos bruxos.

E continuou dizendo:

- Harry fez uma homenagem a ele por perdão e gratidão. Ao homenageá-lo, Harry também torceu, de coração, por perdão. As mortes da Batalha de Hogwarts perseguiriam Harry para sempre. Não é um discurso retórico, estou pensativa, não chateada! Snape merece um tanto de admiração e desaprovação com a maioria de nós.

O debate sobre o personagem ficou maior na rede social e J.K. voltou a plataforma e continuou:

- Snape não morreu por ideais. Ele morreu em uma tentativa de expiar a própria culpa. Ele poderia ter quebrado o silêncio qualquer momento para se salvar, mas ele preferiu não contar para Voldermort que ele estava cometendo um erro fatal com Harry. O silêncio de Snape garantiu a vitória de Harry.

Depois dessa declaração, um fã da série questionou para a autora que não foi só ele que morreu para salvar o mundo dos bruxos, teve também Remus, Sirius Black, Tonks, Fred e outros personagens. E o motivo para Harry ter colocado em seu filho apenas Albus Severus, em homenagem a Snape e Dumbledore. A escritora respondeu:

- Harry escolheu perpetuar os nomes dos dois que não tinham mais família para fazer isso. Por favor todos nós vamos manter essa discussão sobre este personagem de maneira civilizada? Há bastante raiva no Twitter sem ódio relacionado a Snape.

Pontos moeda