Geral

Juncker alerta que fracasso do sistema de Schengen pode levar ao fim do euro

Redação Folha Vitória

Frankfurt - O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou hoje que o sistema de Schengen, que mantém fronteiras abertas na Europa, está sob ameaça e alertou que seu eventual colapso pode levar ao fim do euro também.

Juncker, que falou no Parlamento Europeu sobre os recentes ataques terroristas em Paris, reconheceu que o sistema "está parcialmente em coma".

"Se o espírito do Schengen nos deixar...vamos perder mais do que o acordo de Schengen. Uma moeda única não faz sentido se o Schengen fracassar", disse Juncker. Segundo ele, o sistema não é um "conceito neutro" nem "banal", mas sim "um dos principais pilares da construção da Europa".

Em meio à maior onda migratória na Europa desde a Segunda Guerra Mundial e após os atentados em Paris, uma série de países da região, incluindo Alemanha, França e outros, ampliaram os controles em suas fronteiras. Também há propostas de se revisar as regras do acordo de Schengen para reforçar o controle nas fronteiras externas da UE e mudar as normas de livre movimentação para refugiados que solicitaram asilo.

Atualmente, o Schengen conta com 26 países-membros, incluindo vários países que não pertencem à União Europeia. O sistema permite a livre circulação pela região e tem papel fundamental para o mercado único de bens, serviços e mão de obra da UE. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda