Geral

"Mar de lama": Marinha diz que primeiros resultados de amostras da água devem sair neste domingo

As amostras de água e sedimentos foram retirados em duas estações oceanográficas, com o auxílio de um bote do navio, em diferentes profundidades, uma a 10 metros e outra a 20 metros

Navio tem capacidade para 130 tripulantes Foto: Divulgação

O navio de pesquisa hidrocenográfico da Marinha do Brasil começou a analisar amostras da água e sedimentos retirados da foz do Rio Doce, em Linhares, no Norte do Espírito Santo, neste sábado (28). Os primeiros resultados devem ser concluídos já no próximo domingo (29).

Segundo a Marinha, as amostras de água e sedimentos foram retirados em duas estações oceanográficas, com o auxílio de um bote do navio, em diferentes profundidades, uma a 10 metros e outra a 20 metros. Nas estações, também são medidos os parâmetros físicos da água, como temperatura e salinidade.

Interior do navio que seguiu para Linhares Foto: Divulgação/Marinha

A expectativa é que as análises processadas nos laboratórios do navio fiquem prontas até domingo (29). Já as análises que indicam a presença de ferro serão levadas para laboratórios especializados, após atracação do navio no Porto de Vitória, na próxima segunda-feira (30). O tempo de análise dessas amostras é de três semanas.

Ainda de acordo com a marinha, a intenção das análises é reunir resultados e elaborar um mapeamento da área, que servirá de subsídio para a tomada de decisões da Justiça e do governo, que tenta mensurar o impacto ambiental causado pelos rejeitos de mineração da Samarco, no último dia 5 de novembro.

Crédito: Reprodução/Icon Finder

Visita gratuita: na tarde da próxima terça-feira (1º), o navio Vital de Oliveira estará aberto à visitação pública gratuita. O navio permanecerá na cidade de Vitória até o dia 2 de dezembro, quando retornará para a foz do rio Doce, em Linhares, para a segunda fase de pesquisas.

Pontos moeda