Geral

Ministro deve voltar ao Estado para acompanhar situação da lama de minério no Rio Doce

Em reunião com a bancada federal capixaba, em Brasília, Gilberto Occhi chegou a dizer que beberia a água do rio e comeria um peixe da bacia para mostrar que não há contaminação

Gilberto Occhi deve voltar a Colatina nesta sexta-feira para acompanhar a situação do Rio Doce Foto: Reprodução

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, deve retornar ao Espírito Santo nesta sexta-feira (20), para acompanhar a situação do Rio Doce, em Colatina, atingido pela lama de minério das barragens da Samarco que romperam no município de Mariana-MG.

Occhi esteve no Espírito Santo na última segunda-feira (16), quando se reuniu com o governador Paulo Hartung, na Residência Oficial, em Vila Velha, e com o prefeito de Colatina, Leonardo Deptuski, para tratar das ações dos governos Federal e Estadual, além da administração municipal, de minimização dos impactos da lama na região.

A assessoria de comunicação do Ministério da Integração, no entanto, informou, na noite desta quinta-feira (19), que a agenda do ministro ainda não estava definida e, portanto, não confirmou a vinda dele ao Estado.

No entanto, em reunião com a bancada federal capixaba, em Brasília, Gilberto Occhi chegou a dizer que voltaria para Colatina e, inclusive, beberia a água do Rio Doce e comeria um peixe da bacia hidrográfica, para mostrar que não há risco para o consumo da água atingida pela lama.

Durante o encontro, Occhi disse que "a água do Rio Doce não está contaminada e pode ser consumida pela população sem qualquer risco". O ministro declarou ainda que os resultados de todos os testes, feitos no último final de semana, em Governador Valadares-MG, mostraram que a água, captada do Rio Doce e tratada nas estações de tratamento em Minas Gerais, está apta para o consumo humano.

Pontos moeda