Geral

Muniz Freire ganha Escola Viva

A nova Escola Viva será implantada na Escola Estadual Bráulio Franco, que aderiu ao programa por meio do edital de credenciamento n° 017/2015

A Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão Foto: ​Divulgação

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) vai implantar a terceira unidade do Programa Escola Viva no município de Muniz Freire, a partir de 2016. Serão mais 570 vagas oferecidas.

A nova Escola Viva será implantada na Escola Estadual Bráulio Franco, que aderiu ao programa por meio do edital de credenciamento n° 017/2015, que estabelece requisitos para que as escolas possam fazer adesão. A Escola Estadual passará a chamar Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Bráulio Franco.

“A Bráulio Franco é uma escola tradicional do município de Muniz Freire, todos solicitaram e decidiram transformá-la em Escola Viva. Foi desejo da comunidade, das famílias e dos estudantes. Estamos muito contentes com a decisão”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Para solicitar adesão, a direção da escola realizou reuniões com a comunidade escolar, com o Conselho de Escola e com a comunidade local para apresentação do programa, apresentando a lista de presença e as atas das reuniões, entre outros requisitos, para a Comissão de Credenciamento, que avaliou a viabilidade de adesão.

Outras escolas da rede estadual também podem solicitar a adesão. O prazo para participar é até o dia 30 de novembro. Todas as informações estão disponíveis no edital. Para conferir, basta acessar o site da Sedu – www.educacao.es.gov.br e clicar no banner “Credenciamento Programa Escola Viva”.

As vagas para a nova unidade já estão abertas. Os estudantes interessados devem preencher o formulário eletrônico disponibilizado no site da Sedu - www.educacao.es.gov.br, no banner “Chamada Pública Escolar 2016”.

O período de matrículas para o estudante que já estuda na rede estadual e que deseja mudar para uma unidade da Escola Viva é de 16 a 20 de novembro. Já de 27 de novembro a 14 de dezembro é o período para que os estudantes das redes municipais, federal ou privada ou que estejam fora da escola possam solicitar uma vaga na rede estadual.

Além de Muniz Freire, outra unidade do programa também será aberta em 2016. O Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Beato será implantado no bairro Planalto Serrano, no município da Serra, e abrirá 720 vagas. E a oferta de vagas não para por aí! No Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, localizada em Vitória, para 2016 serão abertas mais 400 vagas na unidade.

Escola Viva

A Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.

A Escola Viva possui um currículo diversificado, com organização curricular flexível. A grade escolar conta com as disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Química, Física e etc.) e também eletivas, em que os estudantes escolhem de acordo com seu interesse e aptidão. A escola disponibilizará um rol de disciplinas eletivas com temas como Cinema, Teatro, Robótica, entre outras disciplinas, oferecidas semestralmente.

 Na Escola Viva, os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9 horas e 30 minutos. A carga horária será das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

O programa Escola Viva possui um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase práticas em laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

 

Pontos moeda