Geral

Navio que recolheu amostras do “mar de lama” será aberto para visitação em Vitória

A Marinha informou que o navio permanecerá em Vitória até a próxima quarta-feira (2), quando retornará para a foz do rio Doce, em Linhares, para uma segunda fase de pesquisas

Interior do navio que seguiu para Linhares Foto: Divulgação

O navio de pesquisa hidrocenográfico da Marinha do Brasil que esteve na foz do Rio Doce, em Linhares, para analisar amostras da água e de sedimentos do desastre do rompimento da barragem de Mariana, estará aberto para visitação durante a tarde desta terça-feira (01), no Porto de Vitória. A visitação é gratuita.

A Marinha informou que o navio permanecerá em Vitória até a próxima quarta-feira (2), quando retornará para a foz do rio Doce, em Linhares, para uma segunda fase de pesquisas.

O navio é uma das ferramentas de pesquisadores e da Marinha para mensurar o tamanho da destruição ambiental causada pelo rompimento da barragem de rejeitos de minério.

Navio tem capacidade para 130 tripulantes Foto: Divulgação

Amostras de água e sedimentos foram retirados em duas estações oceanográficas, no último final de semana, com o auxílio de um bote do navio, em diferentes profundidades, uma a 10 metros e outra a 20 metros. Nas estações, também são medidos os parâmetros físicos da água, como temperatura e salinidade.

As análises que indicam a presença de ferro serão levadas para laboratórios especializados. O tempo de análise dessas amostras é de três semanas.

Pontos moeda