Geral

Nível dos rios que abastecem a Grande Vitória aumenta após chuvas, mas situação ainda é de alerta

Se a previsão de chuva se concretizar em novembro, é possível que o Espírito Santo saia do estado de alerta para o de atenção. População deve continuar economizando

Já no Rio Jucu, o estado de alerta também permanece. No dia 29 a vazão era de 10 mil litros por segundo Foto: TV Vitória

As chuvas dos últimos dias que atingiram a Grande Vitória ajudaram a melhorar as vazões dos Rios Santa Maria da Vitória e Jucu, responsáveis pelo abastecimento da região metropolitana. No entanto, a situação ainda é considerada crítica.

De acordo com o boletim, divulgado nesta terça-feira (03), pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), no último dia 29, a vazão do Rio Santa Maria era de pouco mais de 4 mil litros por segundo. No dia 31 atingiu cerca de 14 mil litros. No entanto, esse nível baixou para 5.504 litros no 02 de novembro. Isso significa que a situação ainda é de alerta.

Já no Rio Jucu, o estado de alerta também permanece. No dia 29 a vazão era de 10 mil litros por segundo. No dia 31 chegou a pouco mais de 20 mil litros, e baixou para 15.146 no dia 02 de novembro.

De acordo com o Diretor Presidente da AGERH, Paulo Renato Paim ainda é cedo para comemorar. “A vazão de água nos rios melhorou um pouco, principalmente no Rio Jucu, mas ainda não dá para o capixaba respirar aliviado. Temos que esperar pelas chuvas deste mês de novembro para podermos, pelo menos, sair do estado de alerta para o estado de atenção”, disse.

Paulo também frisou que é importante a população continuar as práticas de economizar água. “Se as chuvas previstas para novembro se confirmarem e a população continuar economizando água, em 20 a 30 dias devemos chegar ao patamar de situação de atenção. Com isso, poderemos revogar algumas resoluções mais rígidas, que se referem às condições de restrição e captação de água”.

Previsão de chuva

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Incaper, a primeira semana de novembro será de calor em todo o Estado. Só há previsão de chuva no final da semana nas regiões Sul e Serrana. A previsão é que na sexta-feira (06), o dia comece  com mais nuvens e deve ocorrer pancadas isoladas de chuva à tarde.

Pontos moeda