Geral

Obama doa dois navios às Filipinas para elevar segurança no Mar do Sul da China

Redação Folha Vitória

Manila, Filipinas - A primeira aparição do presidente dos EUA, Barack Obama, na cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) nesta terça-feira teve mais a ver com a segurança do que com a economia, em meio a um anúncio de Obama de que os EUA irão entregar mais dois navios para a marinha das Filipinas para aumentar sua capacidade de segurança marítima, em uma tentativa de mostrar que os EUA e seus aliados não serão intimidados pela China nas águas disputadas do Mar do Sul da China. Além disso, Obama prometeu ajuda de US$ 259 milhões para a reforçar a segurança entre seus aliados.

Pequim reivindica soberania sobre quase todo o Mar do Sul da China, mas esta é contestada por países da região, incluindo as Filipinas, Vietnã e Malásia, todos os quais têm desenvolvido relações de segurança mais fortes com os EUA nos últimos anos.

"Temos uma obrigação decorrente do Tratado, um compromisso inflexível com a defesa do nosso aliado, as Filipinas. Você pode contar com os Estados Unidos", disse Obama. "Minha visita aqui enfatiza o nosso compromisso comum para a segurança das águas da região e para a liberdade de navegação", acrescentou.

Falando a bordo do navio BRP Gregorio del Pilar, Obama disse que os EUA iriam enviar mais dois navios - um navio de pesquisa e um outro menor - para ajudar a impulsionar a capacidade das Filipinas de patrulhar suas águas e se comprometeram ainda a gastar US$ 259 milhões para reforçar a assistência à segurança marítima entre os seus aliados e parceiros na região. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda