Geral

Pais de alunos interditam avenida contra projeto de escola integral em Vila Velha

Eles não aceitam o fato de mais de 100 alunos terem que ser transferidos para escolas de outros bairros. Pneus foram queimados e ônibus estão sendo desviados

Moradores e pais de alunos do bairro Argolas, em Vila Velha, fecharam a Avenida Jerônimo Monteiro na manhã desta quarta-feira (25). Eles atearam fogo em pneus, e até os ônibus que passam pela região precisaram ser desviados. O motivo e o fechamento de turmas de uma escola do bairro. 

De acordo com os pais dos alunos, a escola vai passar a funcionar em tempo integral para estudantes até o 5º ano. Já os estudantes do 6º ano em diante serão transferidos para outros bairros. Como os pais não aceitaram essa mudança, e dizem que o bairro não comporta escolas nesse modelo, desde a última segunda-feira (24) estão realizando protestos. 

“Desde ontem estamos tentando conversar com o secretário. Eles estão passando a informação errada de que nós aceitamos essa mudança, mas não concordamos com nada. Sou pai de dois alunos e também já estudei lá. Eles querem acabar com as séries do 6º ao 9º ano, para os alunos até o 5º ano ficarem em tempo integral”, disse o pai de dois alunos da instituição. 

Segundo ele, os alunos a partir do 6º ano serão transferidos para os bairros Paul ou São Torquato. “Não queremos isso, pois são crianças e não temos condições de pagar um transporte. Trabalhamos e não temos como levar essas crianças para a escola. Com o aumento da criminalidade não temos segurança nenhuma. Tenho uma filha de 10 anos e não a deixaria ir sozinha. Eles vão prejudicar mais de 100 alunos”, destacou.

A Polícia Militar informou que esteve no local e cerca de 30 pessoas participaram da manifestação. Eles reivindicam a presença de representantes da Prefeitura Municipal. A PM e a Guarda Municipal acompanharam todo o protesto.

Em nota, a Prefeitura de Vila Velha informou que o projeto da Secretaria de Educação de readaptar a estrutura da escola Ana Bernardes Rocha, em Argolas, para transformá-la em Escola de Tempo Integral foi discutido com os pais e responsáveis durante três reuniões realizadas na unidade de ensino, sendo que a última ocorreu na semana passada, na quarta-feira (18). Nesta quarta-feira (25), às 11h30, os pais e a comunidade irão se reunir novamente com representantes da secretaria para definir a situação. 

Pontos moeda