Geral

Projeto tem como objetivo padronizar 60% currículo da educação básica

O projeto do Ministério da Educação pretende padronizar 60% do currículo da educação básica em todo o País

A base é um importante ponto de partida para a formação de professores e para a reestruturação do material didático Foto: Divulgação

Você já ouviu falar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? O projeto do Ministério da Educação tem como objetivo padronizar em pelo menos 60% o currículo da educação básica para escolas públicas e privadas. Isso significa que os professores e escolas de todo o País terão objetivos pedagógicos claros. Segundo o texto apresentado pelo Ministério, a base é um importante ponto de partida para a formação de professores e para a reestruturação do material didático. A proposta ainda está em discussão.

Com a Base, os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos. A BNCC apontará quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas Áreas de Conhecimento: na Matemática, nas Linguagens e nas Ciências da Natureza e Humanas. O projeto também propõe que parte do ensino das disciplinas seja variável conforme as demandas regionais de cada parte do País, por isso, os outros 40% do conteúdo do currículo escolar serão de responsabilidade das redes municipais e estaduais.

“A Base Nacional Comum Curricular vai deixar claro quais são os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Educação Infantil até o final do Ensino Médio”, explica o coordenador Comissão Estadual de Mobilização para a Base Nacional, João Paulo Derocy Cêpa.

As escolas da rede estadual do Espírito Santo terão a oportunidade de debater a proposta preliminar da Base Nacional Comum Curricular com a comunidade escolar (gestores, professores, alunos e responsáveis). Para isso, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) organizou para este mês de novembro o mês da Base na Sedu. Será um período para que as escolas da rede estadual se organizem e discutam a proposta preliminar da Base Nacional Comum Curricular.

 As escolas já receberam um roteiro com sugestões para se organizarem e promover momentos de interação e debate sobre o que esperam da Base Nacional Comum Curricular. Ao final dos debates, as escolas deverão produzir relatos, documentos, relatórios e outros materiais que vão subsidiar a contribuição no sistema de consulta pública, no portal da Base Nacional. Os envios devem ser realizados até o dia 15 de dezembro. 

Essa ação também envolve um grupo de estudos formado por técnicos e professores da Secretaria, que, junto com as Superintendências Regionais, acompanharão as escolas nos seus períodos formativos, participando dos debates e conversas, mostrando a importância da Base Nacional Comum Curricular para a educação capixaba e brasileira.

A Sedu contará com dois canais de informação para tratar da Base Nacional. O primeiro é um e-mail institucional para dúvidas e sugestões, bem como o envio de relatos e produções oriundas dos debates nas escolas [email protected]. Também será lançado um informativo semanal “A Sedu Na Base”, com matérias que visam enriquecer o debate nas escolas.

Pontos moeda