Geral

Protestos fazem Fuvest mudar 8 locais de prova

Redação Folha Vitória

São Paulo - A onda de ocupações de escolas estaduais fez a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) alterar os locais de prova de oito das dez escolas da rede previstas para receber a primeira fase do exame da Universidade de São Paulo (USP), que ocorre no domingo. A organização pode ainda transferir os inscritos dos outros dois colégios. A medida pode afetar até 6 mil candidatos.

A primeira escola afetada pela mudança foi a Conselheiro Crispiniano, na Vila Progresso, em Guarulhos, única das dez ocupada por estudantes. Os candidatos foram transferidos para a Universidade de Guarulhos (UnG), no centro. A unidade é uma das 754 do Estado que passarão pela reorganização escolar, para que tenha somente um ciclo de ensino. Lá, a partir do próximo ano, não haverá mais o ensino médio. Os alunos ocuparam o prédio na segunda-feira, em protesto contra a mudança.

As outras sete escolas que tiveram a prova transferida ficam em Diadema (2), São José dos Campos (2), Ribeirão Preto (1), Pirassununga (1) e São Paulo (1). Por enquanto, foi mantido o exame nas escolas Lasar Segall e Brasílio Machado, ambas localizadas na Vila Mariana, na zona sul da capital.

Plano

A Fuvest publicou, na noite de ontem em seu site, os novos locais das provas. Em nota, afirmou que está "tomando providências para permitir que o exame ocorra dentro da normalidade desejada pela instituição e pelos candidatos".

A Fuvest disse também que os alunos que tiverem o local de prova transferido serão informados da alteração por mensagem de texto de celular, por e-mail e por telefone cadastrados na ficha de inscrição.

Segundo a fundação, funcionários ficarão de plantão nas escolas que foram substituídas para orientar os candidatos sobre o novo local da prova. As mudanças também constam no site oficial da Fuvest. A orientação da organização é que o candidato visite o novo local antes do exame.

Prova

O vestibular deste ano teve 142.721 candidatos, que disputam 9.688 vagas na USP e na Santa Casa. O curso de Medicina no câmpus de Ribeirão Preto é o mais concorrido, com 71,93 candidatos para cada uma das 90 vagas ofertadas. Na sequência, aparecem os cursos de Psicologia e Medicina, no câmpus da capital.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda