Geral

Refrigerante diet pode aumentar risco de ataque cardíaco, segundo estudo

A pesquisa descobriu que homens que consumiram mais de duas latas de refrigerante por dia aumentaram o risco de doenças cardíacas em 23%. O estudo foi realizado na Suécia

Bebidas diet aumentam o acúmulo de gordura corporal e a pressão sanguínea Foto: Divulgação

Os efeitos do refrigerante diet no corpo podem aumentar os riscos de ataque cardíaco, de acordo com pesquisa do farmacêutico sueco, Niraj Naik. O pesquisador estudou toda a ação da bebida no organismo, desde o primeiro gole até mais de uma hora dentro do estômago.

Segundo ele, o ácido fosfórico da bebida ataca o esmalte do dente, os adoçantes artificiais causam o ganho de peso, porque fazem com que o corpo acumule gordura.

Refrigerante pode ser tão prejudicial ao corpo quanto o cigarro, aponta estudo
O estudo foi realizado no Instituto Karolisnka, na Suécia, e envolveu mais de 42 mil homens por 12 anos. A pesquisa descobriu que homens que consumiram mais de duas latas de refrigerante por dia aumentaram o risco de doenças cardíacas em 23%.

As bebidas diet já foram relacionadas à pressão alta, diabetes, derrame e obesidade. Por isso, o pesquisador diz que já esperava esse resultado, quando analisada a interferência da bebida na saúde do coração.

O pesquisador ressalta que não há diferença entre produtos adoçados artificialmente e outros com açúcar natural. O diretor geral da Associação Britânica de Bebidas, Gavin Partington, acredita que não é possível associar as bebidas diet a doenças do coração. "As doenças coronárias estão diretamente ligadas a maus hábitos alimentares e falta de exercício físico, sem falar na questão genética. Culpar as bebidas diet não é correto."

Com informações do Portal R7

Pontos moeda