Geral

Rejeitos de minério de barragens que desabaram em Mariana atingem o Rio Doce

A comunidade está sendo alertada a manter distância da água contaminada. A Polícia Militar do local também monitora a situação, mas, até agora, ninguém foi afetado

Os rejeitos de minérios das barragens que se romperam chegaram a cidades vizinhas Foto: Elson de Oliveira/R7

R7 - Moradores da cidade de Rio Doce, na Zona da Mata, foram surpreendidos na manhã desta sexta-feira (6) pelo avanço dos rejeitos de minério de ferro das duas barragens que desmoronaram no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na região central do Estado.

De acordo com a Defesa Civil do município, que fica a cerca de 100 km do local do ocorrido, os dejetos atingiram o Rio Doce, que banha Minas Gerais e Espírito Santo, por volta de 6h30. 

Conforme o representante da Defesa Civil da cidade, Rodrigo Paiva, já estão sendo feitos trabalhos de orientação junto às famílias que moram às margens do rio. A comunidade está sendo alertada a manter distância da água contaminada. A Polícia Militar do local também monitora a situação, mas, até agora, ninguém foi afetado. 

De acordo com o major do Corpo de Bombeiros, Rubem Cruz, a lama que desceu das barragens de Santarém e Fundão chegou também às cidades de Paracatu e Barra Longa. Militares da corporação estão se deslocando para o município onde farão o resgate dessas pessoas.

Ao todo, 105 bombeiros trabalham na região onde aconteceu o acidente. Militares da Polícia Militar e do Exército, agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil, funcionários da mineradora Samarco também auxiliam nas buscas por vítimas e na contenção de danos ambientais.

Leia também:
Idosa de 73 anos que nadava na lama é resgatada
Bombeiros investigam se 3ª barragem está sob risco em Minas
Mais de 500 pessoas são resgatadas pelos bombeiros

Até o momento, o Corpo de Bombeiros confirma a morte de uma pessoa. No entanto, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase) informou que o número de mortos pode ser muito maior e também há pelo menos 45 pessoas desaparecidas. Nesta sexta-feira (6), o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o governador de Minas, Fernando Pimentel, vão sobrevoar a região atingida e também devem acompanhar os trabalhos de busca.

Já o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, colocou as forças federais à disposição do Estado de Minas Gerais. Ainda não há informações sobre o que teria provocado a tragédia e, o presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, informou que a prioridade neste momento é o atendimento às vítimas.

As informações são do Portal R7.

Pontos moeda