Geral

Missa afro, capoeira e shows marcam o Dia da Consciência Negra no sul do Estado

Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy e Itapemirim, no Sul do Estado, celebram o Dia Nacional da Consciência Negra nesta sexta-feira (20)

Concursos de Beleza Negra constam na programação dos municípios. Foto: Divulgação/Prefeitura

Várias cidades do Sul do Estado celebram o Dia Nacional da Consciência Negra nesta sexta-feira (20). Alguns municípios comemoram a data desde o início da semana. Incluída em 2003 no calendário nacional, a data refere-se à morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares.

A comunidade quilombola de Boa Esperança, em Presidente Kennedy, realiza evento comemorativo ao Dia da Consciência Negra nesta sexta-feira (20), dando continuidade à programação no sábado (21).

A abertura será às 20 horas, com barracas e shows de Lauriano Banda Forró Show e de Samuel Ramos e sua Banda. No sábado (21), a abertura das barracas e pagode com o Grupo Koisa Nossa será às 18 horas. Às 20 horas haverá apresentação da Escola de Samba Independentes de Boa Vista. A Banda Beijo com Mel se apresenta a partir das 21 horas e a Banda Ginga Forrozear encerra os festejos da noite.

Itapemirim também preparou uma vasta programação para celebrar a data. O evento acontece na Comunidade Quilombola de Graúna, com diversas atrações culturais, iniciadas a partir das 19h, com o II Desfile da Beleza Negra. Às 20h, o grupo de teatro Gota, Pó e Poeira apresenta a peça: Bumba Meu Boi. Entre outras atividades, haverá também, a partir das 21h, show musical de Flash Martins. 

Durante esta semana, Cachoeiro de Itapemirim conta com uma extensa agenda para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra. Em todas as unidades de ensino da rede pública municipal, estão sendo promovidas diversas ações, como ciclos de debates e apresentações culturais. Missa afro e evento de capoeira são outras atividades acessíveis à população.

Na Escola Liceu Muniz Freire, a Associação Filhos da Princesa do Sul organiza seu evento anual. O grupo de capoeira mais antigo do município comemora seus 36 anos nesta sexta (20), data de sua fundação, com uma roda na praça Jerônimo Monteiro, às 19h30. No sábado (21) e no domingo (22), a partir das 8h30, a programação continua na escola estadual, com batizado e troca de cordas.

Também no sábado, às 18h, a igreja católica Nossa Senhora de Fátima, do bairro Novo Parque, celebra uma missa afro. Na ocasião, haverá uma apresentação do Grupo de Caxambu Alegria de Viver, de Vargem Alegre, liderado pela mestra Canuta Caetano.

Pontos moeda