Geral

Vale vai mandar 300 mil litros de água para vítimas da lama de minério no Espírito Santo

Material seguirá para Colatina e Baixo Guandu nesta quinta-feira. Os dois municípios suspenderam a captação de água do Rio Doce por conta da chegada da onda de lama

Empresa disponibilizou diversas caixas d'água para transportar o material até Colatina e Baixo Guandu Foto: Divulgação

Cerca de 300 mil litros de água potável serão distribuídos em Colatina e Baixo Guandu, na região noroeste do Espírito Santo, nesta quinta-feira (19). O material foi disponibilizado pela mineradora Vale e seguirá de trem, pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, até os municípios afetados pela lama com rejeitos de minério, que polui a bacia do Rio Doce.

De acordo com a mineradora - que é uma das principais acionistas da Samarco, responsável pela barragem de Fundão, que rompeu no município mineiro de Mariana e provocou o desastre ambiental - a água será distribuída nos dois municípios conforme a necessidade de cada um. Nesta quarta-feira (18), 160 mil litros de água já haviam sido enviados para Colatina, de acordo com o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser.

Segundo a Vale, até esta quarta-feira, 2,2 milhões de litros de água mineral foram disponibilizados pela mineradora para atender a população dos municípios afetados pela contaminação do Rio Doce. A empresa informou que comprou 14,5 milhões de litros de água mineral, que estão sendo entregues por fornecedores contratados.

Além da água mineral, a Vale garante que disponibilizou outros 600 mil litros de água potável, enviados em caixas d'água lacradas, transportadas pela Estrada de Ferro Vitória a Minas. Para viabilizar esse transporte, foram montadas composições especiais, com até oito plataformas de 15 metros de comprimento cada, levando caixas d'água de fibra fornecidas pela Fortlev. 

De acordo com a Vale, metade da água potável já está em Governador Valadares-MG e aguarda a liberação pelas autoridades competentes para ser distribuída. A outra metade, de acordo com a empresa, foi direcionada para Colatina e Baixo Guandu, além de Resplendor, Aimorés e Itueta, em Minas Gerais. 

A Vale informou ainda que equipes da mineradora e também da Samarco estão em Colatina abrindo poços que vão possibilitar fontes alternativas de captação de água, para ajudar a manter o abastecimento do município - que teve a captação de água do Rio Doce suspensa na madrugada desta quarta-feira. Segundo a Vale, a previsão é de que serão perfurados seis poços, que serão interligados à estação de tratamento da cidade assim que a água for encontrada e tiver sua qualidade e vazão disponível atestadas. 

A empresa destacou ainda que água retirada de um dos poços já está sendo analisada, com início de distribuição previsto para este final de semana. Além disso, segundo a mineradora, equipes de engenharia da Vale e da Samarco estão em campo estudando a captação de água da lagoa do Limão e do Rio Pancas, para disponibilização nas estações de tratamento.

"As equipes da Vale estão totalmente mobilizadas e focadas neste trabalho para levar água às comunidades. A logística da empresa está à disposição para este esforço conjunto", ressaltou Zenaldo Oliveira, diretor de Operações Logísticas da Vale.

Ação emergencial

Lama com rejeitos de minério chegou à região de Itapina, em Colatina, nesta quarta-feira Foto: Divulgação/Governo

Com a interrupção da captação da água do Rio Doce em Colatina, por conta da chegada da lama de minério, carros-pipa começaram a captar água bruta em lagoas próximas à cidade e levar para as estações de tratamento, para ser distribuída. Além disso, caixas tanque foram distribuídas em pontos estratégicos e água mineral foi distribuída para a população.

"A perfuração de poços artesianos continua. Há uma sinalização de água em uma nova perfuração, mas dependemos das análises para iniciarmos a captação", explicou o prefeito de Colatina Leonardo Deptuski.

O prefeito garantiu que a execução do plano emergencial de distribuição de água será monitorado. "Toda equipe está a postos. Mas vamos precisar que a população nos ajude nesse momento economizando água", ressaltou.

"Estamos otimistas em relação ao plano emergencial em execução. Contamos com o apoio do Exército Brasileiro, vamos contar a partir de amanhã [quinta-feira] com a presença de homens do Corpo de Bombeiros, e também estamos com o reforço das ações da Samarco e da Vale na cidade com a doação de 160 mil litros de água", afirmou o secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser.

Bombeiros

De acordo com o Governo do Estado, nesta quinta-feira (19), cerca de 20 homens do Corpo de Bombeiros chegarão a Colatina para auxiliar nos trabalhos de distribuição de água à população mais prejudicada com a interrupção do abastecimento na cidade, por conta da onda de lama de rejeitos da Samarco que chegou a Colatina nesta quarta-feira.

De acordo com o coronel da Defesa Civil Estadual, Fabiano Bonno, junto com os bombeiros estão sendo enviados ao município duas caminhonetes e uma van para auxiliar na logística para que a água possa chegar à residência de todos os munícipes.

A previsão é de que o abastecimento de água permaneça suspenso por até sete dias. O uso responsável dessa água é uma das preocupações do coronel. "Nós contamos com a compreensão da população para que faça um uso consciente. Este é um momento delicado, é essencial que as pessoas gastem somente o que for necessário", reforça o coronel Bonno.

Pontos moeda