Geral

Veja a lista de escolas que terão aulas suspensas em Baixo Guandu e Colatina durante passagem de lama

Segundo a Sedu, suspensão se deu por conta das dificuldades que os dois municípios deverão enfrentar com o abastecimento de água, que poderá ser interrompido

Lama deve chegar ao Espírito Santo no início desta semana e pode afetar o abastecimento de água Foto: Agência Brasil

Com a previsão da chegada da "onda de lama" ao Espírito Santo para o início desta semana, algumas escolas estaduais de Colatina e Baixo Guandu, municípios localizados na região noroeste do Estado, que deverão ser afetados pelas cheias do Rio Doce, terão as aulas suspensas.

Neste domingo (08), a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) divulgou uma lista das instituições estaduais onde não haverá aulas a partir desta segunda-feira (09).

Segundo a Sedu, a suspensão se deu por conta das dificuldades que os dois municípios deverão enfrentar com o abastecimento de água, que poderá ser interrompido durante a passagem da lama.

Ainda de acordo com a nota divulgada pela Sedu, o Governo do Estado está trabalhando para diminuir os impactos da onda de lama que vai atingir o Rio Doce em território capixaba. 

Confira a lista das escolas estaduais que terão as aulas suspensas:

BAIXO GUANDU
EEEF Brasil
EEEFM Dr. Jones dos Santos Neves
EEEFM José Damasceno Filho

COLATINA
EEEF Aristides Freire
EEEFM Lions Club de Colatina
EEEFM Profª. Néa Monteiro Costa
EEEFM Conde de Linhares
EEEFM Geraldo Vargas Nogueira
EEEFM Honório Fraga
EEEFM Profª. Carolina Pichler
EEEFM Rubens Rangel
CEEJA Pedro Antonio Vitali

Por volta das 21 horas deste domingo (08), a Sedu informou que somente as escolas EEEM Rodrigo Cesar Proeschodt  e EEEM Maria Helena Stein Merlo, de Baixo Guandu, e ECOR de Colatina e EEEM Antônio Eugênio Rosa, de Colatina, terão as aulas mantidas, pois são abastecidas por rios e nascentes locais.

Escolas municipais

Em Colatina, além da paralisação das atividades nas escolas estaduais, também não haverá aula nas escolas da rede municipal de ensino. A decisão foi anunciada pela prefeitura do município na tarde de sábado (07), durante reunião com equipes do governo estadual. Na rede municipal, no entanto, as aulas só deverão ser suspensas na próxima terça-feira (10).

De acordo com a administração municipal, o objetivo é "evitar o desconforto nas escolas". As atividades só serão retomadas quando o abastecimento de água for normalizado. A equipe foi enviada à cidade após reunião com o governador Paulo Hartung.

Embora o abastecimento da cidade seja realizado pelo Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento, a Companhia Espírito Santense de Abastecimento (Cesan) dará o apoio para garantir o abastecimento por meio de carros-pipa em setores emergenciais, como os hospitais. O órgão também irá auxiliar o município nas análises que serão feitas na água.

A Defesa Civil Estadual está montando uma base de operações em Colatina para auxiliar o município, bem como Baixo Guandu e Linhares, que também serão afetados. A prioridade é agilizar a retirada dos moradores de localidades ribeirinhas ao Rio Doce e dos pescadores que costumam acampar ao longo do rio.

O caso

Rompimentos das barragens provocou destruição no município mineiro de Mariana Foto: Agência Brasil

Uma barragem de rejeito da empresa de mineração Samarco se rompeu na tarde desta quinta-feira (05), entre os municípios de Mariana e Ouro Preto, a cerca de 110 quilômetros de Belo Horizonte. A barragem de rejeito é uma estrutura para armazenar resíduos da mineração.

Pelo menos 128 residências foram atingidas pela onda de lama e dejetos na cidade.

Na manhã da última sexta-feira (06), moradores da cidade de Rio Doce, na Zona da Mata, foram surpreendidos pelo avanço dos rejeitos de minério de ferro no leito do rio.

Ainda na sexta-feira, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou alerta para os municípios de Colatina, Linhares e Baixo Guandu, localizados às margens do Rio Doce no Espírito Santo.

Pontos moeda