Geral

Recordes de calor! Temperaturas superam os 40° em municípios do Espírito Santo

De acordo com informações do Climatempo, uma frente fria avançará para o Estado vinda de São Paulo, mas chegará aqui sem força e a previsão é de pancadas de chuvas apenas na noite do sábado

Temperaturas ultrapassam 40° em algumas regiões do ES Foto: ​Divulgação

A névoa úmida que amanheceu sobre alguns trechos da Grande Vitória e da Região Sul do Espírito Santo nesta quinta-feira (5) não afetou a metade norte capixaba e o oeste serrano, onde os termômetros dispararam.

Vários locais nessas regiões registraram altas temperaturas, chegando aos 41 °C no município de Marilândia, um recorde de calor no norte do Estado. Já em Mucurici o termômetro bateu 39,4° e 39,3 °C em Nova Venécia.

Apesar das altas temperaturas, nenhum município superou o recorde estadual de calor em 2015: em outubro, foram registrados 41,7° no município de Alegre, no Sul do Estado.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) o forte calor deve persistir sobre norte do Estado nesta sexta-feira (6), mas diminui um pouco nos dias seguintes. 

Confira a previsão do tempo em todos os municípios capixabas no Folha Clima! 

Na Grande Vitória, a previsão é de que o calor persista como na tarde desta quinta-feira, quando os termômetros alcançaram a casa dos 34° em Vitória e Cariacica e 33° em Vila Velha e na Serra. De acordo com informações do Climatempo, uma frente fria avançará para o Estado vinda de São Paulo, mas chegará aqui sem força e a previsão é de pancadas de chuvas apenas na noite do sábado (7), principalmente no Sul do ES. No domingo (8), o sol voltará a brilhar em todo o Estado.

Altas ondas

A previsão do Climatempo é de que o fim de semana seja agitado em algumas praias capixabas, devido ao reflexo da presença de um ciclone que está se formando no litoral da Argentina. As praias do Sul do Estado poderão apresentar ondas de até 2,5 metros de altura e uma ressaca poderá alcançar até as praias da Grande Vitória, especialmente no sábado.

Pontos moeda