Geral

Alimentos com prazo de validade vencido são apreendidos em supermercado de Itapemirim

Os produtos apreendidos eram, basicamente, laticínios, que têm o prazo de validade relativamente curto, em relação a outros tipos de alimento

A vigilância orienta os comerciantes sobre suas responsabilidades. Foto: Divulgação/Prefeitura

Diversos alimentos perecíveis com data de validade vencida foram apreendidos em Itapemirim. A ação foi realizada em um supermercado da Praia de Itaipava. O estabelecimento foi notificado e recebeu multa pela infração. O material recolhido foi devidamente descartado.

Os produtos apreendidos eram, basicamente, laticínios, que têm o prazo de validade relativamente curto, em relação a outros tipos de alimento. “A nossa vigilância atua no sentido de orientar os comerciantes sobre suas responsabilidades. O foco é sempre a conscientização, mas quando isso não surte efeito, a multa se torna necessária para garantir a saúde de toda a população”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Ações semelhantes vêm sendo realizadas em todo o município e foram intensificadas desde a quinta-feira (26). O objetivo, segundo o secretário, é orientar os comerciantes e evitar que alimentos fora dos padrões de higiene e comercialização sejam consumidos pela população. Para isso, os fiscais do setor verificam prazos de validade e armazenagem dos produtos. Quando há irregularidades, o proprietário do estabelecimento é punido com advertência ou multa, quando for o caso.

Pontos moeda