Geral

Aplicativo ajudará banhistas a comunicar acidentes no litoral do Espírito Santo durante o verão

A partir de janeiro, qualquer pessoa que tiver um smartphone poderá denunciar infrações ou informar acidentes envolvendo embarcações por meio do app "Praia Segura"

Banhistas poderão notificar qualquer ocorrência envolvendo embarcações no litoral capixaba por meio do aplicativo Foto: TV Vitória

A fiscalização nas praias do Espírito Santo deve contar com um significativo reforço no próximo verão, além do aumento do efetivo de militares da Marinha por todo o litoral capixaba. A partir do mês que vem, qualquer pessoa que tiver um smartphone poderá denunciar infrações ou informar acidentes envolvendo embarcações por meio de um aplicativo. 

De acordo com a Marinha, a previsão é que o app "Praia Segura" deva estar disponível para download, no início de janeiro, para os sistemas Android e IOS. Por meio dele, o banhista pode atuar como uma espécie de fiscal da praia. Basta fazer um cadastro, descrever a situação e enviar a imagem. 

"O novo aplicativo informa automaticamente a posição de onde está sendo passada aquela informação",  explicou o capitão dos portos do Espírito Santo, Marco Aurélio de Arruda.

Além disso, as denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp da Capitania dos Portos. O número é (27) 98137-2073.

A Operação Verão começa na próxima sexta-feira (18), quando todo o litoral capixaba começa a ser fiscalizado por sete equipes da Marinha. Ao todo, 120 militares estarão envolvidos nas ações, até o dia 21 de fevereiro. O reforço será por terra, mar e até pelo ar, com a utilização de helicóptero de apoio.

"Formamos sete equipes, que vão patrulhar os 400 km de litoral do Espírito Santo e mais 196 municípios do estado de Minas Gerais. Teremos como exemplo, aqui na Grande Vitória, uma equipe direto na água e uma equipe de sobreaviso, na Capitania", destacou o capitão.

Restrição

Como o movimento no litoral cresce durante o verão, aumentando a possibilidade de ocorrer acidentes, o objetivo da operação é minimizar ao máximo o número de ocorrências envolvendo embarcações a motor e a vela. Para dividir a praia com os banhistas, esportistas e quem pilota lanchas ou motos aquáticas terão de ficar atentos, pois o tráfego de embarcações foi restringido nas praias de Vitória, Vila Velha e Guarapari.

Na Enseada da Bacutia e de Peracanga, em Guarapari, as embarcações a motor e a vela estão proibidas de trafegar a menos de 200 metros da praia. As que quiserem ficar paradas no mar só terão permissão para fazer isso em áreas determinadas fora desse limite.

Pontos moeda