Geral

Bairros de Vitória se preparam para a festa de São Benedito

O evento tem como principal finalidade proporcionar o intercâmbio cultural, a realização de missas e procissões em devoção ao santo, além da tradicional Fincada do Mastro

A festa capixaba tem matriz afrolusitana Foto: Divulgação/Prefeitura

Uma das maiores e mais tradicionais festas de fim de ano que ocorrem em Vitória, a Festa de São Benedito faz parte do calendário oficial da cidade. A festa capixaba tem matriz afrolusitana e se iniciou no século XVI em reuniões de africanos, cristãos novos e escravos no pátio da Igreja e Convento de São Francisco, no Morro da Piedade, Fonte Grande, em torno de Nossa Senhora do Rosário e Menino Jesus.

O evento tem como principal finalidade proporcionar o intercâmbio cultural, a realização de missas e procissões em devoção ao santo, além da tradicional Fincada do Mastro nos bairros de Goiabeiras, Fonte Grande e em Santa Martha, matriciais da cultura popular local.

Esses bens culturais de natureza imaterial sobrevivem graças à força e à resistência dos grupos sociais que lutam para preservar a sua identidade cultural, através da prática de costumes e cultos de suas crenças e valores.

Programação

Em Goiabeiras, a programação começou no dia 12 de dezembro, com a Cortada do Mastro. Já os festejos da Puxada do Mastro acontecem no dia 25 (sexta-feira), com concentração na praça Treze de Maio e cortejo da banda Panela de Barro.

Na Fonte Grande, as comemorações de São Benedito começaram no dia 12 de dezembro, com a festa dos 420 anos de Congada, a entrega X Prêmio Bienal São Benedito e o relançamento do DVD Fonte de Folia Ao Vivo.

Os festejos continuam no domingo (27), quando acontece a Procissão de São Benedito, com concentração na Igreja Nossa Senhora dos Pretos, no Centro Histórico, com caminhada até a Catedral Metropolitana e congada da banda de Congo Vira Mundo, a partir das 17 horas.

Em Santa Martha, a festa começou com a Cortada do Mastro, no dia 8. No próximo dia 24, véspera de Natal, acontece a Procissão de São Benedito, com concentração na Igreja Católica de Santa Martha, a partir das 18 horas. No dia 25, às 17 horas, é a vez da Puxada e Fincada do Mastro, com concentração na casa do Mestre Ricardo Sales e participação da Banda Amores da Lua.

Festa de São Benedito

- Quinta-feira (24)
18h: Procissão de São Benedito - Santa Martha (concentração na Igreja Católica de Santa Martha)

- Sexta-feira (25)
17h: Puxada do Mastro - Goiabeiras (concentração na Praça Treze de Maio)
17h: Puxada e Fincada do Mastro - Santa Martha (concentração na casa do Mestre Ricardo Sales, rua Oswaldo Aranha, 19)

- Domingo (27)
17h: Procissão de São Benedito - Centro Histórico de Vitória (concentração na Igreja Nossa Senhora dos Rosários dos Pretos)

Pontos moeda