Geral

Ainda não se programou? Veja o que funciona na GV durante o feriadão de Réveillon

As lojas dos principais shoppings da GV estarão abertas até as até às 19 horas. Mas quem resolver deixar as contas para pagar em cima da hora precisa ficar atento

Shoppings e supermercados funcionarão em horário especial Foto: Divulgação

Quem deixou as compras de fim de ano para a última hora vai encontrar o comércio aberto em horário especial nesta quinta-feira (31). As lojas dos principais shoppings da Grande Vitória estarão abertas até as 18 horas, e algumas até às 19 horas. Mas quem resolveu deixar as contas para pagar em cima da hora precisa ficar atento. Isso porque as agências bancárias não vão funcionar na véspera do Ano Novo.

Também não haverá expediente nos órgãos públicos durante o feriado, apenas os serviços essenciais à população serão mantidos, como o Samu 192, Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen) e atendimento nos prontos-socorros dos hospitais estaduais. 

- O que funciona: 

Supermercados: No dia 31 de dezembro o funcionamento será normal. Não haverá expediente no Réveillon, 1º de janeiro.

Lojas: As lojas estarão fechadas no dia 1º de janeiro.

Shopping Vitória: no dia 31 de dezembro as lojas abrem das 10 às 19 horas, a praça de alimentação tem funcionamento normal e o cinema de acordo com as sessões. Já no dia 1º de janeiro as lojas ficam fechadas, a praça de alimentação tem funcionamento normal e o cinema de acordo com as sessões.

Shopping Norte Sul: no dia 31 de dezembro as lojas e a praça de alimentação abrem das 10 às 19 horas e o cinema de acordo com as sessões. Já no dia 1º de janeiro as lojas ficam fechadas, a praça de alimentação funciona das 11 às 20 horas e o cinema de acordo com as sessões.

Shopping Vila Velha: no dia 31 de dezembro as lojas abrem das 9 às 18 horas, a praça de alimentação tem funcionamento normal e o cinema de acordo com as sessões. Já no dia 1º de janeiro as lojas ficam fechadas, a praça de alimentação tem funcionamento normal e o cinema de acordo com as sessões.

Shoppings Praia da Costa, Moxuara, Montserrat e Mestre Álvaro: no dia 31 de dezembro as lojas abrem das 10 às 19 horas. Já no dia 1º de janeiro as lojas ficam fechadas e a praça de alimentação e o cinema funcionam das 11 às 22 horas.

Boulevard Shopping: no dia 31 de dezembro as lojas abrem das 10 às 19 horas. Já no dia 1º de janeiro as lojas ficam fechadas e a praça de alimentação e o cinema funcionam das 11 às 21 horas.

Shopping Jardins: no dia 31 de dezembro as lojas abrem das 9 às 19 horas e a praça de alimentação funciona das 11 às 15 horas. Já no dia 1º de janeiro as lojas e quiosques não abrem e a praça de alimentação abre das 11 às 23 horas.

- Samu 192: é um serviço de urgência e emergência móvel e pode ser acionado pelo telefone 192. Quando a ligação é feita, um telefonista faz a triagem e repassa a chamada para um médico avaliar a gravidade do caso e se há necessidade de envio de ambulância. A ligação é gratuita.
 
 - Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen): é um serviço de referência no atendimento a diversos tipos de intoxicação – por animais peçonhentos, medicamentos, produtos de limpeza, plantas tóxicas, entre outros. Tanto profissionais de saúde quanto a população em geral pode ligar para o número 0800-283-9904 para receber orientações de como proceder. A ligação é gratuita.
 
- Prontos-socorros: os prontos-socorros dos hospitais estaduais abaixo são referência no atendimento de urgência e emergência, portanto, funcionam 24 horas por dia.
 
* Hospital Estadual São Lucas, Vitória
* Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, Vila Velha
* Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Serra
* Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba) 
* Hospital Estadual Infantil de Vitória
* Hospital Estadual de Atenção Clínica, em Cariacica – emergências psiquiátricas
* Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus
* Hospital Estadual e Maternidade Silvio Avidos, em Colatina
* Hospital Estadual João dos Santos Neves, em Baixo Guandu
* Hospital Estadual São José do Calçado
* Hospital Estadual Jerônimo Monteiro
* Hospital Estadual Dra. Rita de Cássia, em Barra de São Francisco
* Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos  (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim – emergências psiquiátricas.
* O Hospital Estadual de Urgência e Emergência e o Hospital Estadual Central, em Vitória, bem como o Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, atuam como retaguarda, recebendo pacientes encaminhados por outras unidades hospitalares.

- O que não funciona:

Agências Bancárias: Sem expediente nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro

- Centros Regionais de Especialidades (CREs) em Cariacica, São Mateus, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.
 
- Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), Vila Velha.
 
- Farmácias Cidadãs Estaduais em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, Nova Venécia, Linhares e Venda Nova do Imigrante. 
 
- Unidades do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) localizadas em Vitória, São Mateus, Linhares, Colatina e Serra.  Já no sábado (02), o Hemocentro de Vitória funciona normalmente, das 7h às 17h30.

- Prefeituras

>> Prefeitura de Cariacica

No feriado de Ano Novo (1º) a Prefeitura de Cariacica manterá em funcionamento os serviços essenciais à população. Lembrando que dia 31 de dezembro será ponto facultativo. Confira os atendimentos que serão mantidos:

- Saúde

Funciona normalmente o Pronto Atendimento 24h do Trevo de Alto Lage – onde atualmente estão os PAs Adulto e Infantil. Também há atendimento nos PAs de Bela Vista e Nova Rosa da Penha I, das 7h às 17h.

- Defesa Social

O Disque-Silêncio também pode ser acionado pelo telefone 0800-283-9255. Vale ressaltar que a ligação somente é válida quando for efetuada de aparelho fixo. Já a Defesa Civil atua normalmente em plantão de 24h. Em caso de emergência, a equipe pode ser acionada nos telefones 3346-6111 ou 98831-6000.

- O que não funciona

Não haverá expediente nos departamentos administrativos e de atendimento ao público nas Secretarias Municipais, no Palácio Municipal, bem como o serviço disponibilizado no Faça Fácil e na Agência do Trabalhador. Também não haverá expediente nas escolas municipais.

>> Prefeitura de Vila Velha

Em Vila Velha será ponto facultativo tanto no dia 31 de dezembro. Não haverá expediente em 1º de janeiro.

Confira abaixo o que funciona:

- Pronto-Atendimentos: Os PAs da Glória e de Cobilândia e o Hospital da Mulher, em Cobilância, não fecham, uma vez que funcionam 24 horas todos os dias, inclusive fins de semana e feriados.

- Disque Silêncio: Funciona todos os dias 24 horas. Atendimento de denúncias por meio do 0800 283 9157. A ligação é gratuita. 

- Ouvidoria - Funciona todos os dias 24 horas. Atendimento de denúncias por meio do 0800 283 9059. A ligação é gratuita. 

- Coleta de lixo e limpeza de ruas - Funciona normalmente.

- Central da Guarda Municipal - Funciona 24 horas por dia. Telefone: 3219-9929

- Defesa Civil - Funciona 24 horas por dia. Telefone: 9-9895-0100

- Guarda-vidas - Telefone: 193

>> Prefeitura de Vitória

No Réveillon, o expediente nas repartições municipais será encerrado na quarta-feira (30) e retomado na segunda (4), por conta do ponto facultativo do dia 31 e do feriado do Dia da Confraternização Universal (1º). 

Confira os serviços que vão funcionar em esquema de plantão: 

- Serviço Fala Vitória 156

Canal de comunicação que fornece informações e recebe solicitações de serviços e reclamações, o Fala Vitória 156 pode ser utilizado para os serviços abaixo, dentre outros:

Meio Ambiente - Disque-Silêncio;
Saúde - Vigilância Epidemiológica;
Transporte - fiscalização, horários e itinerários de ônibus, táxi, iluminação pública e sinalização.
Assistência Social - abordagem de rua e Defesa Civil Municipal, com plantão 24 horas também pelo celular 98818-4432.

- Saúde

O Pronto-Atendimento de São Pedro, situado na rodovia Serafim Derenzi s/nº, em São Pedro III (3132-5099), e o Pronto-Atendimento da Praia do Suá, que funciona na rua Almirante Tamandaré, s/nº, (3227-7189), vão manter o plantão 24 horas.

Estarão disponíveis os serviços de clínica geral, pediatria, pequenas cirurgias, vigilância epidemiológica e sanitária, injeções, radiografias, curativos, nebulização, ambulância, urgência odontológica e profilaxia de raiva.

O serviço de ambulância também funcionará 24 horas. Para atendimentos, o telefone é 3132-5050. Os casos de emergência serão atendidos pelo Samu, por meio do telefone 192.

- Secretaria Municipal de Serviços

As atividades destinadas à limpeza da cidade, como coleta de lixo, lavagem, varrição e fiscalização, serão realizadas normalmente. Caso o morador queira solicitar os serviços da secretaria, deve ligar para o serviço Fala Vitória, no telefone 156.

>> Prefeitura da Serra

O município da Serra decretou ponto facultativo no dia 31 de dezembro. Não haverá expediente nas repartições da Prefeitura da Serra na quinta-feira (31), que antecedem Natal e Réveillon.

Na segunda-feira (28), o funcionamento volta ao horário normal e também após o recesso de final de ano, na segunda-feira (4).

No entanto, os serviços essenciais, como os realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Serra-Sede e Carapina, a Maternidade de Carapina, a coleta de lixo e a Defesa Civil, serão mantidos.

Pontos moeda