Geral

Comitê é criado no Espírito Santo para combater mosquito Aedes Aegypti

Grupo vai se reunir semanalmente para avaliar os dados epidemiológicos dos municípios capixabas e propor estratégias de combate ao vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya

Comitê de monitoramento ao mosquito foi criado extra-oficialmente durante reunião na tarde desta quinta-feira Foto: Divulgação

Um comitê de monitoramento do mosquito Aedes Aegypti foi criado durante uma reunião, na tarde desta quinta-feira (03), entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems). O comitê, que foi criado de maneira extra-oficial, vai se reunir semanalmente para avaliar a planilha de dados epidemiológicos dos municípios que evidencia os números da dengue no Espírito Santo, além de propor estratégias de combate ao vetor.

Na próxima semana, o comitê será criado oficialmente por meio de uma portaria. Ele será formado pelo Comitê de Crise do Cosems (que tem na composição um representante de cada uma das quatro regionais de saúde do Estado: Região Metropolitana, Região Central, Região Norte e Região Sul).

Uma comunicação bem feita com a população é uma arma importantíssima, como avalia o secretário, para se alcançar o objetivo de eliminar o mosquito. Para Ricardo de Oliveira, a mobilização dos municípios é o ponto-chave nesse início de trabalho.

Para o secretário, a criação do Comitê de Monitoramento é um dos pontos centrais para se pensar, organizar e planejar todas as ações de combate ao mosquito. Segundo Oliveira, todas as orientações envolvendo o mosquito Aedes aegypti devem ser repassadas para o SUS como um todo. 

"É simples. Temos de repassar sempre uma mesma informação. O fundamental é direcionar nossas ações, nesse primeiro momento, de como orientar a população", disse.

Situação de emergência

Nesta quarta-feira (2), a Prefeitura de Vitória declarou situação de emergência, por conta da epidemia das doenças virais transmitidas pelo Aedes Aegypti, como zika vírus, dengue e febre chikungunya. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em todo o Estado três crianças com microcefalia e outras oito gestantes já receberam o diagnóstico para a doença.

Segundo a prefeitura, o combate à epidemia na capital capixaba vai envolver os soldados do Exército, além das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O objetivo é garantir uma ação intensa e evitar o avanço da zika e suas sequelas, como a microcefalia.

A ação será deflagrada no próximo domingo (6), das 9 às 12 horas, com o Dia D de combate e conscientização quanto ao perigo do mosquito aedes aegypti, nos bairros da Penha, Bonfim e Itararé, locais com maior número de casos.

"Com a situação de emergência e a intensa mobilização de guerra contra o mosquito transmissor das doenças virais, queremos evitar o pior, que são as consequências graves, como a geração de crianças com microcefalia", disse o prefeito Luciano Rezende. Ele ressaltou ainda que o objetivo é prosseguir com uma ação bastante intensa durante a semana, envolvendo as lideranças comunitárias, religiosas e outras.

Casos

Pneus com água parada em depósitos são um perigo e podem ser abrigo para o mosquito Foto: Reprodução/Internet

Até esta quarta-feira (2), já foram notificados 169 casos de Zika e seis gestantes estão sendo monitoradas pela rede municipal de saúde. Os bairros com maior incidência são Bonfim (25 casos), Bairro da Penha (23), Itararé (14), Santo Antônio (14) e Jesus de Nazareth (8).

Já a dengue teve o total de 3.599 notificações até novembro de 2015 e 3.449 em 2014 no mesmo período. A chikungunya não teve registro em Vitória até o momento.

Alerta

A situação de epidemia do vírus Zika levou a Prefeitura de Vitória a adotar medidas de alerta e convocação de uma força-tarefa, além de mobilizar moradores para apoio ao combate do Aedes.

Sinal amarelo para a dengue no Espírito Santo

"O alerta é importante para que o morador de Vitória entenda que a parte dele é fundamental na luta contra o mosquito. O Zika vírus é novo, mas a forma de combate do Aedes aegypti não muda. É preciso eliminar os criadouros e é fundamental a mudança de comportamento", ressaltou a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra.

Todos devem fazer o check list de sua casa e verificar os possíveis criadouros para eliminá-los.

Bloqueio

A Semus vem fazendo o bloqueio de possíveis novos casos dessas doenças com o uso de inseticida jogado pela equipe costal (que trabalha com o material nas costas) e com produtos químicos. Além disso, há a eliminação de criadouros com larvicida pelas equipes de agentes de endemias.

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental já fez a capacitação das equipes de saúde de todas as unidades de saúde recentemente. Também solicitou que seja elaborado um plano de intervenção com orientações aos moradores, membros do conselho local e agentes de combate às endemias, além de agentes comunitários, totalizando cerca de 450 pessoas.

Carros fumacê passarão por Vitória Foto: Divulgação/Prefeitura

Fumacê

Durante todo o mês, o carro fumacê seguirá um itinerário nos bairros, fazendo a circulação de madrugada, no período das 4 às 7 horas, e à noite, das 18 às 21 horas. O ciclo teve início nesta quarta-feira (2). Veja o roteiro.

Pontos moeda