Geral

Cultura popular é tema de seminário em Cachoeiro de Itapemirim

O encontro, para tratar assuntos sobre o patrimônio imaterial da cidade, será às 19h desta terça (8) e é aberto ao público em geral, com a confirmação da participação de 18 mestres

Estão confirmados 18 mestres, todos contemplados pela Lei Mestre João Inácio. Foto: Divulgação/Prefeitura

A cultura popular de Cachoeiro volta ser o foco do Seminário Municipal sobre Patrimônio Imaterial, que, neste ano, chega à sua quarta edição. Será nesta terça-feira (8), às 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Moreira, no bairro Independência, e é aberto ao público em geral.

Estão confirmados 18 mestres de capoeira, caxambu, folia de reis, bate-flechas, charola de São Sebastião e outras manifestações folclóricas regionais, todos contemplados pela Lei Mestre João Inácio, ativada pela Prefeitura em 2010 para salvaguardá-las e garantir reconhecimento a seus representantes.

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o encontro tem como objetivo manter sempre atualizados sobre a Lei os mestres e grupos que já foram beneficiados e os que podem vir a ser.

O seminário terá como palestrante Sara Passabom Amorim, mestra e doutora em Artes Cênicas. “Um de meus propósitos será debater, com os mestres participantes, como eles vêm transmitindo e desenvolvendo esses saberes dentro das comunidades em que vivem, e, ainda, de que maneira os moradores dessas regiões vêm absorvendo esses conhecimentos”, explica.

Sara, em sua pesquisa de doutorado (“A performance Bantu do Caxambu entre a ancestralidade e a contemporaneidade”), analisou e descreveu as práticas performativas do caxambu, investigando as suas relações entre ritual e jogo.

A Lei Mestre João Inácio é a única do Estado voltada ao registro e preservação do patrimônio imaterial, em nível municipal. Os mestres contemplados por ela assumem o compromisso de disseminar as práticas e os saberes que detêm. Por meio dessa iniciativa, já foram investidos mais de R$ 190 mil.

Pontos moeda