Geral

Epidemia de zika: Governo decreta situação de emergência em saúde pública do ES

Até a última terça-feira, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu notificação de três bebês nascidos com microcefalia e 10 grávidas com doença exantemática

Foi registrado 185 casos suspeitos do Zika vírus Foto: Divulgação/Governo

Diante da situação anormal pelo aumento da presença do mosquito Aedes aegypti, o Governo do Espírito Santo decretou neste sábado (5) situação de emergência na Saúde. Isso porque o Estado registrou, entre o dia 4 de janeiro e 28 de novembro deste ano, 35.388 casos de dengue. Já em relação ao Zika vírus, foi registrado até a última terça-feira (1) 185 casos suspeitos da doença, sendo que cinco desses foram confirmados laboratorialmente

O Zika vírus também causa grande preocupação por estar relacionado ao aumento de casos de microcefalia registrados em bebês. No Espírito Santo, até a última terça-feira, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu notificação de três bebês nascidos com microcefalia, 10 grávidas com doença exantemática (manchas vermelhas na pele) e oito gestantes com bebês com microcefalia. Os casos estão sendo investigados.

Além do decreto, foi encaminhado ofício ao Ministério da Saúde solicitando inclusão de repelente na Relação Nacional de Medicamentos (Rename) e fornecimento imediato de 50 mil unidades. Também foi solicitado, por meio de ofício, o fornecimento de insumos e equipamentos para a realização de exames no laboratório Central da Sesa. O Governo também solicitou ao Ministério da Saúde inseticidas para ações emergenciais e apoio do Exército para combate ao Aedes aegypti.

Durante o encontro, o governador Paulo Hartung reforçou que o pedido pela ajuda do exército tem como objetivo auxiliar os municípios capixabas nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. "Começamos pela Grande Vitória, região que apresenta mais casos, em seguida vamos fazer uma mobilização com os municípios do interior do Estado. A ideia é envolver gestores públicos e sociedade", disse.

Já para o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, a medida adotada pelo Governo do Estado de decretar estado de emergência na Saúde significa que o combate ao mosquito, a partir de agora, ganha muito mais agilidade, uma fez que evita a burocracia.

"Esse decreto desburocratiza nossas ações. Isso, em relação à contratação de pessoal e aquisição de insumos e demais materiais que vamos precisar a partir de agora. Acredito que passamos a viver um novo momento e a mobilização ganha ainda mais força", afirmou o secretário.

Outro ponto ressaltado por Oliveira está na presença do Exército na ajuda ao combate ao mosquito. O governador já encaminhou um ofício ao Ministério da Defesa pedindo a liberação para que a força armada auxilie nesse momento. "É bom lembrar que o Exército já tem experiência nesse tipo de ação, uma vez que atuou no município de Vila Velha ajudando nesse sentido. Vamos verificar, por meio dos índices epidemiológicos, quais são os pontos mais vulneráveis para que os homens do Exército nos ajudem", destacou.

O secretário voltou a reafirmar que, embora a situação seja "enormemente preocupante", a solução para resolver o problema é bem simples. "Basta que as pessoas tirem pelo menos uma vez por semana para procurarem e eliminarem focos do mosquito em suas residências. A verdade é que não dá para brincar com essa situação. Estamos diante de um problema inusitado e temos de resolvê-lo com todo o nosso empenho. E já estamos fazendo e vamos agir com todo o empenho".

Estudante na luta

Estudantes da rede estadual serão multiplicadores para mobilização e concentração de esforços no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou que as 500 escolas estaduais receberão cartazes e folhetos com informações sobre o combate ao mosquito, onde os 255 mil alunos da rede serão orientados, para que juntos com as suas famílias, possam realizar medidas simples para eliminar os focos, ajudando no controle da proliferação do vetor.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, durante reunião no Palácio Anchieta.  “Além da mobilização nas escolas estaduais, realizaremos reuniões com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-ES) e o Sindicato das empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES) para que, em parceria, possam também nos ajudar com a mobilização de estudantes de outras redes de ensino. A ideia é que cerca de 950 mil alunos de todo o Estado sejam multiplicadores”, ressaltou.

Estiveram presidentes também na reunião de trabalho, na manhã desse sábado, no Palácio Anchieta, os prefeitos de Vila Velha, Rodney Miranda, de Vitória, Luciano Rezende; da Serra, Audifax Barcelos; de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior; de Viana, Gilson Daniel; e de Fundão,Maria Dulce Rudio Soares. Também presente o presidente da Amunes, Dalton Perim; o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Reinaldo Centoducatte; e o médico infectologista Paulo Peçanha.

Medidas tomadas

- Decreto de situação de emergência
- Solicitação de apoio ao Exército para combate ao mosquito
- Organização do gabinete de monitoramento da crise formado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e secretarias de saúde municipais
- Formação de um comitê de especialistas para monitoramento da situação (sociedade de obstetrícia, pediatria, infectologia, neurologia e especialista da Sesa)
- Estabelecimento de parceria com o Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para realização de exames de diagnóstico
- Envolvimento com as secretarias de Governo parceiras para o combate ao vetor (Corpos de Bombeiros, Defesa Civil, Seg, Sedurb) – Mobilização das escolas para conscientização dos pais de ações para combate ao mosquito.
- Solicitação ao Ministério da Saúde de fornecimento de insumos e equipamentos para a realização de exames no laboratório central da Sesa
- Solicitação ao Ministério da Saúde de inseticidas para ações emergenciais
- Intensificação da mobilização social
- Mutirão de capacitação em todo o Estado para médicos e enfermeiros de manejo clínico para Dengue, Chikungunya e Zika Vírus
- Frota de veículo disponível com equipamento UBV
- Bombas costais a serem utilizadas em áreas com surto/epidemia
- Campanha na mídia alertando a população acerca dos riscos e informação sobre a importância de controlar o vetor
- Identificação de síndicos da dengue em prédios públicos, com conscientização de toda equipe de governo.

Ações/Gestantes

- Fluxo de atendimento à gestante permanece o já existente da rede materno infantil
- Solicitação ao Ministério da Saúde da inclusão do repelente na Relação Nacional de Medicamentos (Rename) e o fornecimento imediato de 50 mil unidades
- Protocolo de atendimento será publicado na próxima terça-feira (08)
- Reunião com maternidades de alto risco na próxima quarta-feira (09)

Pontos moeda