Geral

Natal sem dor de cabeça: confira dicas do Procon Cachoeiro para a compra de presentes

A atenção maior deve ser dada aos brinquedos para crianças menores de três anos, pois elas podem engolir ou aspirar peças pequenas, o que pode levar à morte

Vai comprar brinquedos? Então, atenção redobrada. Foto: Divulgação/Prefeitura

Na busca pelos presentes de Natal, tão importante quanto agradar a quem vai receber os mimos é estar atento à possibilidade de troca do produto. E pouca gente sabe que as lojas não são obrigadas a realizarem trocas por causa de cor, tamanho ou gostos pessoais.

“O Código de Defesa do Consumidor prevê trocas no caso de defeitos no produto ou quando o consumidor adquire um produto fora da loja, sem vê-lo pessoalmente – o que acontece muito em caso de compras virtuais. Nesse caso, o consumidor tem até 7 dias, contados da data do recebimento, para fazer a troca”, conta o coordenador do Procon de Cachoeiro de Itapemirim, Rogério Athayde.

Para quem quer ter certeza de que vai conseguir efetuar a troca, vale a pena exigir, no ato da compra, que essa previsão esteja escrita na nota fiscal, principalmente na hora de adquirir produtos de promoções ou liquidações, que estão sendo uma das grandes apostas do comércio para alavancar as vendas.

Vai comprar brinquedos? Então, atenção redobrada.

A atenção deve ser maior quando o presente é brinquedo. Até porque uma escolha errada pode comprometer a segurança delas. As fabricantes sérias, que seguem a legislação nacional, imprimem na caixa um selo indicativo da idade para a qual o brinquedo é recomendado.

A atenção maior deve ser dada aos brinquedos para crianças menores de três anos, pois elas podem engolir ou aspirar peças pequenas, o que pode levar à morte. Antes de levar para casa, também é bom verificar se as instruções para uso estão escritas em português e, caso seja movido à pilha ou bateria, é hora de ver se ela vem inclusa ou se é necessário comprá-la separadamente.

Para quem quer acertar na compra

Quem não quer ver o presenteado com um sorriso amarelo ao ganhar seu presente pode ficar atento às dicas, preparadas pelo Procon. O órgão de defesa do consumidor orienta que, com alguns cuidados, simples, é possível fazer a escolha certa.

Brinquedos

Verifique o selo do Inmetro, a faixa etária para o qual é destinado, além das instruções e recomendações de uso, que devem estar em língua portuguesa.

Celular

Só compre em lojas autorizadas, em embalagens originais e lacradas. Eles devem vir com manual de instrução e termo de garantia.

CDs, DVDs e Livros

Devem vir lacrados. Peça uma amostra para escutar no estabelecimento ou folhear.

Computadores e notebooks

Vá às compras informado sobre as funcionalidades que precisa, tendo em mente modelos e marcas que mais se adequem as suas necessidades.

Vale presente

Defina e registre, por escrito, em que consiste o vale presente (tipo de artigo, tamanho, cor, marca, etc.), se existe um prazo para usá-lo e, quando for o caso, se ele tem validade em todas as lojas da rede. Também deixe combinado a forma como será restituída eventual diferença de valores entre o vale presente e a efetiva aquisição do produto: moeda corrente, contravale ou outra forma para complementar o valor para aquisição de outro produto.

Compras pela internet

Busque referências sobre o site, anote dados que permitam identificar a sede do fornecedor, imprima e guarde documentos da compra e esteja atento à segurança do site.

Pontos moeda