Geral

Prefeitura de Colatina diz que não foi notificada e mantém captação de água do Rio Doce

O município ainda não foi notificado, mas já adiantou que pretende continuar a captação no rio, e que testes estão sendo realizadas constantemente para avaliar a qualidade da água

De acordo com a justiça água do Rio Doce não está própria para consumo Foto: ​Reprodução TV Vitória

Na manhã desta terça-feira (01), a prefeitura de Colatina informou que mantém a captação de água do Rio Doce, atingido pela "onda de lama" os rejeitos de minérios, provenientes do rompimento da barragens da Samarco, em Minas Gerais.

A administração alega que ainda não foi notificada sobre a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES), em conjunto com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e o Ministério Público do Trabalho (MPT-ES), ajuizada na última segunda-feira (30) e que pede a imediata suspensão da captação de água do Rio Doce.

O Serviço Colatinense de Meio Ambiente (Sanear) também não teria sido notificado.

De acordo com as instituições, a ação foi necessária devido a suspeita de distribuição de água de má qualidade e imprópria para consumo. Segundo esses órgãos, alguns laudos reunidos na ação, há registro de quantidades de arsênio, mercúrio, zinco, cádmio, manganês e chumbo superiores às estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em desacordo com os padrões de segurança e potabilidade da água.

A ação também determina que o Sanear e o município apresentem um plano alternativo de captação e desenvolvam um projeto adequado de tratamento diante da nova realidade do Rio Doce. Além disso, a ação pede o monitoramento mais amplo e permanente da água pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela União e que os testes sejam divulgadas à população.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Colatina informou, por telefone, que o município ainda não foi notificado e que assim que isso acontecer terá 72 horas para responder a ação. Ainda de acordo com a assessoria, por enquanto, a captação de água do Rio Doce será mantida, pois testes estão sendo feitos constantemente e apontam qualidade para consumo.

A prefeitura ressaltou ainda que os testes seguem padrões rigorosos do Ministério da Saúde e que inclusive a Funasa está realizando teste nas casas dos moradores.

Em reposta a ação, a prefeitura pretende continuar a captação de água do Rio Doce enquanto os testes apontarem que a água pode ser consumida. Os laudos destes testes deverão ser anexados a essa resposta.

Pontos moeda