Geral

Temporal deixa mil desalojados em Sumaré, cidade do interior paulista

Redação Folha Vitória

Sorocaba - Um temporal no final da tarde deste domingo, 27, inundou bairros e o centro de Sumaré (SP), deixando cerca de mil pessoas desalojadas, segundo o Corpo de Bombeiros. Em quatro bairros do município - Jardim Primavera, Jatobá, Picerno e Três Pontes - as ruas viraram rios e a água invadiu as casas. No centro, a água chegou a subir nas calçadas e o trânsito ficou caótico.

Por volta das 23h, o Corpo de Bombeiros ainda transportava pessoas para o Centro Esportivo municipal. A estação de captação de água na Represa do Horto foi inundada e 51 bairros tiveram o abastecimento comprometido. Na manhã desta segunda-feira, a maioria das famílias tinha voltado para casa. A prefeitura realizava um levantamento mais completo da situação.

Em Campinas, que fica na mesma região, o temporal causou alagamentos e quedas de árvores. O Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp registrou ventos de até 71,3 km/h. Semáforos deixaram de operar e houve confusão no trânsito

Em Hortolândia, na mesma área, a água encheu as ruas e invadiu casas. Motoristas ficaram ilhados e carros chegaram a ser arrastados pela na correnteza. Dois reservatórios de água da cidade transbordaram. De acordo com a Defesa Civil, o temporal não deixou vítimas nessas cidades.

Morte

Em Cajati (SP), no Vale do Ribeira, o deslizamento da encosta de um morro destruiu uma casa e causou a morte de uma mulher, no bairro Bico do Pato, próximo do centro da cidade. Chovia muito e a moradora estava sozinha na casa quando a encosta veio abaixo e soterrou o imóvel.

A vítima foi resgatada já sem vida, pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 21h deste domingo. A chuva intensa alagou ruas e invadiu casas. Na zona rural, bairros ficaram isolados.

Pontos moeda