Geral

Vendavais podem atingir outras regiões do ES durante o verão, diz Incaper

Para o Incaper a chuva e até ventos fortes já eram esperados no litoral do Estado. A previsão é que o tempo continue assim nos próximos dias no litoral Sul e na Grande Vitória

Após o vento mesas e cadeiras da praia ficaram reviradas Foto: Divulgação/Defesa Civil de Piúma

O vento forte que assustou banhistas na tarde deste domingo (27), em Piúma, também pode atingir outras regiões do Estado nos próximos dias.

Segundo o meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos, essas mudanças do tempo já eram esperadas. "Na região de Piúma como em toda a faixa litorânea do Espírito Santo, a expectativa era de ocorrência de ventos de intensidade moderada ao longo do dia, com eventuais rajadas de ventos fortes no litoral sul do Estado. O registro da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), instalada em Presidente Kennedy, que fica na mesma região, foi de 50,1 km/h”, explicou.

O meteorologista também informou que esse tipo de fenômeno depende de vários fatores combinados. “A combinação entre o calor e a alta umidade do ar favoreceu o desenvolvimento de uma nuvem de tempestade, o que pode ter provocado as chuvas de forte duração em um curto período de tempo”, disse.

Segundo Ramos, a ocorrência de novos fenômenos como este não está descartada já que nos próximos dias o vento pode soprar com até moderada intensidade no litoral Norte, e com forte intensidade no litoral Sul Capixaba e Grande Vitória.

Ventos chegam a 80 km/h em Piúma

De acordo com a Defesa Civil de Piúma, oito casas foram parcialmente destelhas e três árvores e um coqueiro foram derrubados durante o vendaval do fim de semana.

Os ventos podem ter chagado a 80 quilômetros por hora, segundo o Coordenador da Defesa Civil municipal, Carlos Celso Cola. “Não contamos com equipamentos que medem a velocidade do vento. Calculamos com base na destruição que ele causou. Um coqueiro, que é uma planta difícil de ser derrubada, ficou caída numa das ruas”, informou.

Ainda de acordo com a Defesa Civil o vento e a chuva forte começaram por volta das 15 horas. O vento durou cerca de cinco minutos e a chuva aproximadamente 20 minutos. “O curioso é que essa tempestade aconteceu apenas no Centro de Piúma. Nas outras regiões da cidade não foram registrados chuva ou vento”, relatou o Coordenador da Defesa Civil.

Pontos moeda